Ex-diretor da Agerba é preso por cobrar propinas de empresas de ônibus

139659

Do A Tarde

A Polícia Civil deflagrou às 6h desta terça-feira, 24, uma operação para prender sete pessoas ligadas a um esquema de corrupção dentro da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Sete mandados de prisão foram concedidos pela Justiça, dentre eles o do ex-diretor-executivo do órgão, Antonio Lomanto Netto.

Depois de detido pela polícia, Lomanto foi levado para prestar depoimento na sede do Centro de Operações Especiais (COE), no Aeroporto. Outras duas prisões aconteceram em Itabuna, a 429 km de Salvador, e envolveram dois representantes da Rota, firma que integra um conglomerado de empresas de ônibus como a Expresso Brasileiro e a Cidade Sol. Foram detidos o diretor Paulo Carneto e a advogada Ana Luzia Velanes.

A polícia afirma que todos estão ligados ao esquema de fraudes para concessão de linhas em empresas de transporte intermunicipais. Os dois presos em Itabuna foram encontrados pela polícia na sede da empresa, no bairro Santo Antônio, próximo da saída da cidade. Foram recolhidas cinco CPUs de computador e caixas de documentos que serão trazidos para Salvador, onde está concentrada a investigação. A previsão é de que fiquem na Coordenadoria de Polícia Civil de Itabuna até serem transferidos para a capital.  

Os nomes dos outros acusados ainda não foram revelados, mas sabe-se que são empresários que atuam em empresas de ônibus e outros funcionários da Agerba.

Propina – Lomanto, que comandou a Agerba por 32 meses até deixar o órgão em agosto de 2009, aparece nas investigações como o responsável por cobrar propinas dos empresários. Ele é acusado de corrupção ativa, enquanto os donos de empresas são classificados como corruptores.

Além dos sete mandados de prisão, foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão para recolher documentos e arquivos em computadores. Agentes do COE cumpriram os mandados em bairros nobres de Salvador, como Barra e Graça.

A Agerba é um órgão estadual, vinculado à Secretaria de Infra-estrutura do Estado. Foi criado em 19 de maio de 1998, com a responsabilidade de realizar atividades de regulação, concessão e fiscalização de serviços públicos como o transporte rodoviário intermunicipal, o ferry boat, a distribuição e venda de gás canalizado e os devidos trâmites com a rodovia pedagiada (BA-099), que faz a ligação Estrada do Coco – Linha Verde.


Os comentários estão fechados.