Governo determina suspensão do consumo de água da região de Caetité

 O Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) e a Secretaria de Saúde (Sesab) notificaram nesta sexta-feira (27) as Prefeituras Municipais de Caetité, Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora, na região Sudoeste do Estado, a suspenderem, preventivamente, o consumo de água de seis poços e mananciais superficiais que são utilizados por parte da população da zona rural destes municípios.

De acordo com os resultados da última campanha de coleta de amostra de água na região, realizado no final de setembro pelo INGÁ, foi detectada a presença de radioatividade alfa e beta acima do permitido pelo Ministério da Saúde.

Por medida de precaução, a recomendação do Governo da Bahia é de que as Prefeituras Municipais indiquem formas alternativas de abastecimento de água para a população destas regiões.


Uma Resposta para “Governo determina suspensão do consumo de água da região de Caetité”

  1. J dean

    Situação grave, principalmente em se tratando de radiação BETA!.Até o momento as averiguações ficaram restritas aos lençõis freáticos.Deveriam analisar até a atmosfera da região em dias nublados.Uma vez que o descarte dos liquídos provenientes do pré-processamento do urânio é feito em lagoa a céu aberto.

Os comentários estão fechados.