Presidente da Fundação Banco do Brasil visita projeto do umbu gigante em Vitória da Conquista

O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jaques Pena, visitou o projeto Umbu Gigante, desenvolvido em Vitória da Conquista. O projeto visa produzir mudas de variedades de umbu gigante, fruto típico da caatinga, para distribuir a pequenos produtores para que a cultura se desenvolva. Do umbu, além da polpa do fruto, pode se utilizar as folhas para preparar sucos e a batata para usar como picles ou consumir em forma de palmito. O umbu tem o nome de gigante porque enquanto o comum pesa em torno de 20 gramas o umbu gigante pode chegar a 140 gramas.

O prefeito Guilherme Menezes destacou a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a distribuição de 150 mudas para o pequeno agricultor que tem a possibilidade de produzir para a própria merenda escolar da prefeitura. “Conquista é o primeiro município brasileiro que começou a preservar de forma científica essa planta tão importante para a economia do nordeste brasileiro”, informou.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Gildásio Silveira (PT), os benefícios que a pesquisa para beneficiamento do umbu pode trazer aos produtores do fruto na região e a parceria com a Embrapa. “Essa pesquisa de Vitória da Conquista vai servir também como arranjo produtivo do umbu. As orientações para o plantio e as técnicas utilizadas podem possibilitar uma usina para o processamento do umbu”, informou.


2 Respostas para “Presidente da Fundação Banco do Brasil visita projeto do umbu gigante em Vitória da Conquista”

  1. RGs

    Muito importante,inclusive para a região que possui indíce pluviométrico muito baixo – Inviabilizando outras culturas, em boa parte do semi-arido, do sudoeste baiano.

  2. luiz yoschiharu masuno

    umbú gigante é baita novidade pra mim; já conhecia o comum,pois nos arredores de fernandópolis (sp) conviví, na minha infância, com um pé de umbú repleto de frutos suculentos e doces. posso afirmar que não é lorota,era umbú mesmo, em,pleno estado de são paulo;hoje, moro em rondonia -Porto Velho – cujo clima é de estiagem severa entre os meses de maio a outubo, propiciando boa colheita de caju, café …..e tô muuuuito interessado neste umbú gigante …

Os comentários estão fechados.