Direto da Praça

Créo Evangélico

A semana passada ouvi parte de um debate curioso sobre música popular e música gospel em uma de nossas emissoras de rádio. O programa, realizado de segunda à sexta no horário das 11 às 12 horas, pela Rádio Melodia é conduzido pelo pastor Gilaelson [creio que se escreve assim o nome do mediador]. As discussões giraram sobre a utilização ou não de músicas profanas em templos religiosos. O encontro transcorreu de forma inteligente e a maioria dos debatedores considerou o uso de músicas profanas como uma apelação vergonhosa. Como a Democracia assegura a todos o direito de opinião, um dos participantes disse ser favorável ao uso de músicas populares e confidenciou que alguns templos já estão usando até o Créo Evangélico. Sinceramente, fiquei curioso… Será? Será como esses evangélicos que ele mencionou cantam e dançam o Créo?

O Centro de Conquista

            Mais uma vez volto ao problema do nosso Centro Comercial. É impressionante o que está ocorrendo nas nossas artérias centrais. É urgente fazer um cateterismo nelas sob pena de em pouco tempo sofrermos um “entupimento” de mobilidade que nos levará fatalmente a um colapso urbano. A Travessa dos Artistas e a Praça da Bandeira parecem mais formigueiros humanos com pessoas andando atabalhoadas como se fossem um bando de idiotas caminhando sem destino. Dá pena…

Política Conquistense e baiana

            Conquista que estava quieta, meio adormecida, agora sinaliza com candidatos a Deputado para todos os gostos. É grande a lista de nomes se apresentando pela cidade. Resta saber quantos resistirão a uma campanha eleitoral caríssima como a nossa. Consultorias especializadas em gastos de campanha afirmam que para um candidato se considerar dentro do páreo, deverá ter em mente [e no Orçamento] que despenderá valores que girem em torno de dois milhões de reais para Deputado Estadual e três [milhões] para Federal. Sem capacidade de levantar recursos dessa monta, o cabôco deve se considerar apenas um mero Participante. Candidato é candidato (ou seja, é sempre um concorrente). Participantes são aqueles que tem os nomes lançados como bois de piranha ou carregadores de piano cuja função é “agregar valor” para a Chapa Majoritária. Geralmente entram na batalha, sabendo que suas chances são mínimas. Alguns, entretanto, são movidos por delírios e doses de infantilidade que os fazem mergulhar no mais patético Oceano das Ilusões.

Conquista: Terra de eleitor gozador

            Um conquistense gozador diz que o candidato José Serra está tendo dificuldades para encontrar o seu Vice porque Lula criou tantos empregos que tornou difícil a tarefa do ex-governador de São Paulo encontrar um desempregado (ah, ah, ah).  Aécio Neves diz que não topa de jeito nenhum. Tasso Jereissati também se recusa e insiste que prefere novamente se candidatar ao Senado. Claro que não vai faltar quem queira. O problema é sempre aquele: Quem Serra quer, não quer Serra. Quem quer Serra, Serra não quer. Durma-se com um barulho desses. Parece até um poema dadaísta. No meio do caminho havia uma pedra. Havia uma pedra no meio do caminho…


5 Respostas para “Direto da Praça”

  1. Graça

    É…o professor Paulo Pires que entende muito de boteco, inclusive já fez uma extensa análise sobre eles em seus artigos, deve ter terminado de sair de uma deles quando escreveu isto aqui.
    Deu um título, começou com um assunto, depois saiu misturando tudo…afinal, o que tem a ver Serra com créu evangélico?
    E um professor dizer que os conquistenses estão “andando atabalhoadas como se fossem um bando de idiotas caminhando sem destino. Dá pena…”.É muito estranho. Eu vejo nas nossas artérias, pessoas trabalhando, resolvendo seus problemas na rua e quem está desempregado, pelo menos está saindo do comodismo, mas atabalhoados…não! E eu até que gosto de ver tantas pessoas no mesmo local, pq ali dá pra sentir o calor humano, encontrar amigos, conhecer pessoas famosas como o senhor Paulo Pires.

  2. PAULO PIRES

    Puxa Graça, você não percebeu que são quatro temas diferentes?

    Isso é o que dá ficar sem beber. A última vez que bebi foi no carnaval e isso está me fazando falta. Sou um escritor mimeográfo(movido a álcool). Como estou há meses sem “tomar umas” não estou conseguindo me comunicar bem com as pessoas.

    Obrigado por ter perdido tempo precioso lendo nossos QUADROS MULTITEMÁTICOS no DIRETO DA PRAÇA.

    PAULO PIRES

  3. Luiz

    Professor Paulo Pires: é sempre muito divertido e, mais ainda, proveitoso ler os seus textos. Nosso centro está bagunçado e pede uma urgente revitalização.
    Aproveito para lhe perguntar sobre um assunto que está sempre nos comentários de diversos blogs da cidade. É sobre Vit. da Conquista não ter órgãos importantes sediados em seu território. O senhor não acha que é falta de representantes políticos para levantar esta bandeira? Como pode uma cidade do nosso porte e importância regional não sediar órgãos públicos e estes estão em cidades menores? Responda, por favor. Sua opinião faz diferença para mim, que o aprecio muito.

  4. PAULO PIRES

    Caro Luiz

    Suas observações são extremamente importantes. Você já disse tudo.

    Falta-nos representação Política.

    Um grande abraço e obrigado por ler nossos escritos

    Paulo Pires

  5. Vina Sorley

    I’d be inclined to comply with you on this. Which is not something I usually do! I love reading a post that will make people think. Also, thanks for allowing me to speak my mind!

Os comentários estão fechados.