GUILHERME MENEZES: “O Brasil está de parabéns por ter uma lei tão importante quanto a Ficha Limpa”

Na última semana, o prefeito de Vitóri da Conquista, Guilherme Menezes (PT) foi entrevistado por alguns órgãos de imprensa da cidade (ver aqui) e enviou um alerta a setores da mídia local que tem associado seu nome aos políticos do “ficha suja”. Em entrevista ao Piquete Bancário, o prefeito esclarece essa polêmica e aponta os avanços e deficiências da sua administração nos últimos 18 meses de gestão.


Servidores e professores municipais deflagraram, no último mês, movimentos paredistas em reivindicação a melhorias salariais e de condições de trabalho. Como a prefeitura tem atendido essas demandas?

O Governo Municipal tem realizado um intenso esforço para manter o compromisso, firmado desde 1997, de melhorar as condições de trabalho de todos os servidores públicos municipais a partir de uma série de ações, que vão desde programas de qualificação para o trabalho até a concessão de reajustes salariais. Ao lado disso, o nosso governo tem buscado garantir o equilíbrio financeiro das contas públicas, algo que é essencial para assegurar a prestação de serviços à comunidade.

Tanto as propostas de reajustes salariais quanto outras demandas apresentadas pelos servidores têm sido discutidas e analisadas de maneira democrática e transparente pela Comissão de Negociação da Prefeitura. Com isso, o Governo Municipal mantém uma política constante de diálogo com as categorias, algo que tem sido assegurado mesmo em períodos alheios às campanhas salariais.

Nesses 13 anos de governo participativo, quais têm sido os avanços da cidade para a população como um todo? E quais seriam as demandas?

Vitória da Conquista tem experimentado, ao longo dos últimos 13 anos, avanços reais nos mais diversos setores, como educação, saúde, desenvolvimento social, meio ambiente e infraestrutura urbana e rural. Isso tem sido verificado a partir da melhoria dos índices de qualidade de vida e do reconhecimento, por parte da população local e das instâncias estaduais e federais. Conquista mudou e cresceu nos últimos anos, tornando-se referência em variadas áreas e demonstrando uma pujança que é destaque em todo o País. Isso foi possível graças a uma combinação de políticas de valorização do ser humano, de inversão de prioridades e de respeito à coisa pública que mostram que com vontade política e sensibilidade é possível mudar a vida das pessoas para melhor. Claro que, com o desenvolvimento da cidade, mais e novas demandas surgem por serviços de saúde, obras e outros temas, para os quais o Governo Municipal tem estado atento, buscando as melhores formas de garantir ainda mais conquistas que beneficiem toda a população.

Mesmo tendo conhecimento que o STF julgou improcedentes e arquivou o processo das denúncias de supostas irregularidades em convênios do Incra e da Prefeitura de  Conquista em 1997, setores da mídia local e estadual têm repercutido que o nome do senhor estaria incluído na lista do “ficha suja”. A que o senhor atribui essa postura da imprensa?

É bom destacar que essa não é uma postura de toda a imprensa, mas de algumas pessoas que, a partir de condutas antiéticas e desesperadas, tentam manchar a imagem de um governo que conta com a aprovação e o apoio da maioria absoluta da população de Vitória da Conquista. Os fatos que têm sido repercutidos por essas pessoas já foram esclarecidos e arquivados há um bom tempo e só serviram para ratificar a seriedade e a transparência com que o nosso governo vem trabalhando desde 1997.  O Brasil está de parabéns por ter uma lei tão importante quanto a “Ficha Limpa” e essa é uma boa oportunidade para que as pessoas avaliem quem realmente ‘joga limpo’ e ‘joga sujo’ na vida política da nossa cidade.

As eleições 2010 se aproximam. Como Conquista pode ser beneficiada nesse cenário?

Tanto em nível federal quanto estadual, a população já pode perceber a diferença de ter governos sérios, que buscam, acima de qualquer coisa, a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Isso pode ser observado nas mais diversas áreas no que diz respeito aos governos estadual e federal e isso será reconhecido nas urnas porque a população aprendeu a identificar e valorizar quem realmente trabalha pelo bem do povo. Para Vitória da Conquista, em particular, o alinhamento estadual e federal com governos populares vai garantir ainda mais conquistas, pois significa que teremos ao nosso lado governantes sensíveis e comprometidos com as demandas da cidade.


3 Respostas para “GUILHERME MENEZES: “O Brasil está de parabéns por ter uma lei tão importante quanto a Ficha Limpa””

  1. PAULO PIRES

    Guilherme Menezes é o tipo do político que infunde no eleitorado a perspectiva de estarmos lidando com um Político inquestionavelmente honrado. Ninguém pode se referir ao nosso Prefeito com assacações de mau versador de recursos públicos. Trata-se de um Executivo Político extremamente criterioso, detentor de uma biografia irretocável e por isso mesmo com uma trajetória pública inatacável. O que se queira falar mal dele o Povo desdenha e compreende: Faz parte da Oposição.

    Paulo Pires

  2. Yende

    O “Ficha Limpa”, projeto mais importante dos últimos anos, desde a lei da responsabilidade fiscal, foi uma iniciativa exclusiva da sociedade organizada e foi aprovada sob pressão popular. A internet possibilitou essa vitoria e isso deixa claro a inutilidade do Congresso Nacional e da Democracia de Representação.
    A Democracia Direta precisa ser pensada e discutida. Já temos tecnologia segura para apresentarmos propostas e votarmos diretamente via internet por meio de site seguro sem o intermédio dos que defendem e representam, hoje, de forma espúria, apenas os próprio interesses e os daqueles que os financiam.

  3. Ronaldo

    quem tem boca fala o que quer, amigo. O que define o homem é seus atos.

Os comentários estão fechados.