Academia do Papo

Uma crônica mal humorada

Paulo Pires

Encontrei-me com Carlos Cansadinho e [inicialmente] quase morri de rir das maluquices desse grande amigo. Achei-o corado, bem vestido e com os sapatos limpos [tipo do sujeito que está se dando bem na vida]. O cabelo brilhando, cheio de gel [o cara tá folgado] e um jeito que deixa transparecer que as coisas vão bem. Perguntei-lhe pelos terrenos e ele abriu um sorriso largo. Depois franziu a testa e deixou escapar um muxoxo, cuja sonoridade chegou até a mim. Perguntei-lhe qual o problema. Aí Cansado pegou pressão e começou a falar mal de um monte de coisas e pessoas. Prá começar, claro, do governo. Disse que o Brasil ainda é muito injusto com os pequenos empreendedores [isso é verdade].  Retruquei-o dizendo que aos poucos as coisas estão melhorando. Ele disse: nem tanto, nem tanto, meu caro. Nisso começou a destilar todo o veneno contra os grandes empreendedores, para os quais, segundo ele, nunca faltam financiamentos [isso também é verdade]. Aos poucos começou a revelar e criticar aspectos de um Sistema [o capitalista] que eu há muito também censuro. A seguir transcrevo quase fielmente o que ele disse e confesso concordar com as suas opiniões. Vamos a elas:

A competência do grande capitalista consiste em financiar e conluiar com governos, instituições, pessoas e daí tirar o máximo de proveito. Sua filosofia se assenta na seguinte lógica: “Lucro é nosso; Prejuízo do Povo”.   A política do Bem Estar Social é aplicada às avessas, ou seja, ao invés do Social, o bem estar é pessoal e institucional [desde que a instituição pertença  ele, capitalista, claro]. Ninguém, todavia, há de menosprezar a visão das grandes Corporações Capitalistas. Elas conseguiram e conseguem ter à disposição [com deplorável subserviência intelectual e moral] homens inteligentíssimos como Hayek, Mises, Friedman e o restante da patota, denominados graciosamente hoje de Chicago Boys. Todos financiados pela Cia., Fundação Rockfeller e outros pesos pesados das negociatas internacionais (imagina aí a tonelagem desses mandriões).

É óbvio que estes pensadores extraordinários foram e são pagos a dezenas de milhões de dólares mensais [o Mensalão deles é alto] para ridicularizar qualquer Doutrina que se oponha ou venha contra os seus interesses no Mercado. O Mercado para eles é uma espécie de Santuário dos Anjos Intocáveis. Sob as bênçãos desses apóstolos da inteligência [os pensadores]  esses extraordinários seres [os capitalistas] seguem em frente para desconforto do restante do mundo. Eles não vêem ou dissimuladamente ignoram a existência de favelas, miséria, injustiça e violência. O mundo das coisas baixas, inferior, para eles não existe. O que conta e reverbera [na grande mídia também muito bem paga] é o disfarce da ganância e a competência para corromper a todos, exigindo e cobrando liberdade permanente para que possam explorar e espalhar mais desgraça pela Terra. Eles falam de liberdade, mas esquecem que ao controlar o Mercado [produção, distribuição, preços] estabelecem uma notável Ditadura Econômica, Financeira e Patrimonial que arrebenta e miserabiliza material e mentalmente o mais distante dos seres humanos. Mais de um terço da população do Planeta passa fome. Eles não tem nada a ver com isso.

Os caras se apossam de tudo. Para eles, é tudo ou nada. A garganta dessa gente é incrivelmente profunda. Vejam o caso de São Paulo. Hoje tem a segunda maior frota de Lamborghini, Ferrari e Helicópteros do mundo. A discrepância entre o patrimônio de um empresário do nordeste ou até de alguns de estados do sul, para um empresário paulista é gritante. Sabe o que é isso? Competência […?]. Não faz muito tempo um desses empresários [poderoso]  deu uma entrevista a uma revista de circulação nacional afirmando que entre julho de 2007 a dezembro de 2008 conseguiu ganhar Sete bilhões e duzentos milhões de dólares. Imagina aí: Em um ano e meio o cara teve um acréscimo patrimonial desse tamanhinho.  Para se ter uma idéia da grandeza desse valor, convertendo-o para o dólar de hoje, cotado a R$ 1,80, e para o salário mínimo do País que é  de R$ 510,00, o homem ganhou nos 18 meses apenas 25 milhões e 412 mil Salários Mínimos. Eu falei 25 milhões e 412 mil salários mínimos (não falei reais).  Isto é que é ser competente. Se eu fosse o Presidente da República demitiria todos os professores de Administração e Finanças do Brasil e contrataria apenas este. Este é o cara. Cansadinho, já demonstrando indignação, suspirou fundo e disse: Não tenho como me calar diante desse fato. Por isso, Paulinho [olhando-me com olhos irritados] cheguei a uma triste conclusão: Somos um bando de burros. Somos um bando de otários, uns trouxas, um bando de Mané. Somos ou não somos? Calado estava calado fiquei. Não tive como discordar dos argumentos do meu amigo. Com o ar de quem queria mudar de assunto, concluiu: Este empresário deve ter realizado algum pacto com Jesus, Maomé, Buda, Deus, alguma entidade superior para ser tão abençoado. Deve ser isso, concluiu. Encerramos as lamúrias pedindo mais uma rodada de uísque. Depois comemos um monte de camarões empanados, senão ficaríamos encharcados. Mas nos vingamos.  Metemos o cacête no Sistema. Até o taxi chegar ainda pronunciamos um monte de palavrões em uma das mesas do Bar… Já era tarde da noite…


2 Respostas para “Academia do Papo”

  1. Ezequiel Sena

    Muito bom. Isso não pode ser lamúrias é a pura verdade sem tirar nem por. Um grande abraço, Ezequiel Sena

  2. Wagner Ferraz

    Paulo mais um texto bem trabalhado e uma visão de mundo muito bem assistida!
    Parabéns.

Os comentários estão fechados.