Trocando idéias

A jornalista Mariana Sousa, da assessoria de comunicação do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista, ouviu na última terça-feira (26), no evento que trouxe a presidenciável Dilma Rousseff, o ex-prefeito José Raimundo Fontes (PT), eleito deputado estadual, a deputada federal reeleita, Alice Portugal (PCdoB) e o vereador Flávio Guimarães (PcdoB) do município de Maracás, que comentaram a respeito da candidata petista, conforme reproduzimos abaixo.

José Raimundo Fontes:

Além de todos os avanços materiais nas condições de vida da população mais pobre, de um modelo econômico que vem possibilitando a criação de um amplo mercado interno e ao mesmo tempo distribuindo renda e colocando o Brasil em uma nova relação internacional com os países desenvolvidos, o projeto da Dilma torna possível um modelo econômico-social que integre as massas despossuídas do país, com transformações de caráter econômico e social.  Cerca de 80, 90, 100 milhões de brasileiros, gradativamente, ascenderão na condição material e, também, na condição plural. E isso vai trazer para todos os grupos sociais mais oportunidades, vai colocar o Brasil como uma potência econômica e social. Ao lado das questões materiais o presidente Lula, também, desenvolveu os programas que integram a parte da população, antes excluída da vida ativa do ponto de vista econômico e social.  Temos, portanto, no projeto político da Dilma, o desenvolvimento econômico, a possibilidade de um mercado permanente, a possibilidade de um diálogo democrático com os segmentos sindicais para que o Brasil continue crescendo com distribuição de renda.

Alice Portugal

Devemos votar em Dilma para que o Brasil siga mudando, precisamos consolidar as vitórias sociais iniciadas no Governo capitaneado pelo presidente Lula. Programas sociais da maior importância, evolução nos números das Universidades, de Institutos Federais, salário mínimo sendo reajustado, o Brasil livre do FMI, todo um processo de evolução das relações democráticas e garantias republicanas para todos os estados brasileiros. Hoje, a classe trabalhadora tem a garantia de negociações, os bancários têm a garantia de mesas de negociações coletivas. Temos no Brasil e na Bahia a garantia efetiva de concursos públicos, de novos servidores públicos, de planos de carreira para os servidores. Então, os trabalhadores hoje têm o caminho aberto para fazer a disputa capital e trabalho em um terreno muito mais favorável.  Portanto, pra que voltar ao passado? Quem viveu o que eu vivi, um passado de neo-liberalismo, de privatizações, não quer viver de novo.

Flávio Guimarães

Dilma Roussef representa um projeto novo que inaugura um Brasil de reconstrução, um Brasil de organização, um Brasil de militância nas bases sociais, nas bases de representação da sociedade civil. Por isso votar em Dilma. Um projeto popular, um projeto de nação, um projeto soberano. Todas as bases de representação sindicais devem acompanhar e estar, de fato, coerentes com esse projeto de transformação que vem representado no nome de Dilma Roussef que é, justamente, o projeto encabeçado pelo governo Lula. Esse projeto, no que diz respeito às bases de atuação dos militantes dos sindicatos, de fato, está na dianteira. O Brasil é um país, hoje, que nas bases de representações sindicais, junto a alguns países da Europa, é exemplo no mundo. Por esse motivo, os sindicatos devem acompanhar e apoiar essa força.


Os comentários estão fechados.