História da TV em Vitória da Conquista

Assim era a sede da TV Sudoeste em 31 de março de 1990
.
20 anos da primeira TV local de Conquista
.
Por Luís Fernandes
.
É verdade que a primeira televisão regional em Vitória da Conquista foi a sucursal da TV Cabrália de Itabuna, inaugurada aqui em 1988, mas a primeira TV local foi a Sudoeste, da Rede Bahia, afiliada à Globo, inaugurada no dia 31 de março de 1990 e que entrou no ar no dia 1º de abril, na época com a chegada do “Caminhão do Faustão”. O sorteado foi “Seu” Vanderly, pai de “Paulinho” (Paulo Vanderlei, hoje gerente de contas da CAIXA), que morava na Rua do Triunfo, Centro. Mas o primeiro BaTV só foi ao ar no dia 2 de abril (segunda-feira), apresentado por Luís Quadros.

Luís Quadros (apresentador) foi pioneiro na
comunicação televisiva local  ao lado de Adriana
Quadros (hoje apresentadora do programa
 “Record Nordeste”, da Rede Record). Adriana
começou na TV Cabrália de Conquista em 1988.
.
A TV foi instalada na Rua dos Fonseca, 143, Centro (antiga residência de Renato Rebouças), e está lá até hoje. A Sudoeste, como todas as afiliadas da Globo na Bahia, pertence à família de ACM, a exemplo da TV Oeste de Barreiras, TV Norte (depois São Francisco) de Juazeiro, TV Subaé de Feira de Santana, TV Santa Cruz de Itabuna e TV Bahia de Salvador.
.
Este era o logotipo antigo
.
Cobrindo hoje 62 municípios a TV Sudoeste abriu a janela e mostrou a região para todo o Brasil, graças ao empenho de seus primeiros profissionais, verdadeiros desbravadores que se deslocaram até Itabuna para aprender a fazer televisão (A “Santa Cruz” já existia naquela cidade). A primeira equipe era formada por 30 profissionais.

Silvia Gabionetta foi a primeira
Chefe de Jornalismo
da TV Sudoeste…
.
Nestes 20 anos de TV Sudoeste muitos profissionais passaram pela afiliada da Globo em Conquista. Desde a primeira repórter, Sara de Castro, até os atuais, muitos colocaram sua “cara” diante das câmeras de Passos, Ricardo e Edirley, para levar ao ar as reportagens do Sudoeste Baiano.

… e Aureni Almeida foi a última
mulher a comandar a equipe
de Jornalismo da Sudoeste
.
Todos os profissionais que por lá passaram foram desbravadores que iniciaram a trajetória da TV Sudoeste. Gente que teve a coragem, inclusive, de aparecer, em rede nacional, para fazer o nome da região ser conhecido por todo o Brasil, como Aécio Ribeiro e Ricardo Ishmael.

Sara de Castro foi a primeira repórter

Dos repórteres vale o registro de uma dupla que marcou época: Ciro Brigham e Aécio Ribeiro. Ciro, nascido em Luanda em 1975, é filho de cabo-verdianos e ainda pequeno veio para o Brasil. Viveu em São Paulo, Vitória da Conquista (BA) – onde se formou em Administração e depois em Jornalismo, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – e Salvador. Como jornalista, em Conquista, trabalhou nas TVs Cabrália (1994 -1996) e Sudoeste (1996 – 1999), onde desempenhou as funções de produtor e repórter.
 

Ciro está em Angola desde agosto de
2008, a convite do Grupo Aldeia,
de propaganda e publicidade
.
Aécio Ribeiro Filho nasceu no dia 01 de abril de 1973 em Itapetinga (Ba). Formou-se em Letras na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e trabalhou na TV Sudoeste por 6 anos. Em 2001 deixou a TV e em 2005 mudou-se para Guarulhos, na Grande São Paulo.
 

Aécio hoje é pastor da Igreja Assembléia de Deus em SP


Os comentários estão fechados.