Fotos: Uma viagem no tempo

Por Ezequiel Sena

Com frequência, alguns blogs conquistenses vêm divulgando fotografias antigas que retratam com riqueza de detalhes a história da nossa cidade. Isso prende por demais à atenção dos leitores. É impossível não se seduzir pela perfeição das imagens exibidas e pelo valor histórico que elas representam. Eu diria até que o Anderson Oliveira (blog do Anderson) foi o pioneiro nessa empreitada. Recentemente, outro amigo, o historiador Luís Fernandes, com a mesma visão e propósito, resolveu abraçar a ideia nos ofertando verdadeiras maravilhas. Merece aplausos o trabalho de pesquisa por ele desenvolvido. Conseguiu trazer do passado fotografias belíssimas, dentre as quais de personalidades que marcaram época no município, como também fotos de monumentos, praças, prédios, logradouros e tudo aquilo que traduz ou representa a nossa herança histórica.

E como é surpreendente a capacidade que tem a fotografia, parece que eterniza a vida ao improvisar uma viagem no tempo, confrontando o ontem com o hoje de maneira tão real que impressiona. Pois não há presente sem passado, assim como não existem indivíduos sem origens, ou melhor, sem antepassados. Reconhecer esse conjunto de elementos é compreender a grandeza e os valores imortalizados de uma época em que os anos se encarregaram de modificar e jamais poderá ser esquecido ou ignorado.

.

Estas valiosas “obras de arte”, mesmo com a natural modificação do tempo, têm proporcionado aos leitores jovens a oportunidade de estudar e conhecer as verdadeiras raízes da nossa gente. Enquanto os mais velhos despertam a curiosidade e o entusiasmo de reviver momentos marcantes de suas vidas, como também um formidável registro social.

.

Todavia um fato é inevitável: dentre os monumentos exibidos são poucas as construções ainda de pé. Mas por detrás de cada foto existe o fruto de um rico momento histórico de Vitória da Conquista. Esse condicionante é que leva a gente a se orgulhar e fascinar pelo ambiente em que vive; pelas suas tradições e pela singularidade que o município representa para a origem de cada um de nós.

.

Portanto, merece todo nosso apoio aqueles que abdicam de seu tempo buscando informações que fazem ou fizeram os períodos da nossa terra natal; colaborando, assim, para manter viva a memória da cidade e daqueles homens que tanto batalharam para soerguer este belo lugar.


2 Respostas para “Fotos: Uma viagem no tempo”

  1. Hermes bomfim filho

    Meu amigo Ezequiel,
    Muito bom o seu registro.
    Eu que agora também sou um cidadão conquistense me encanto muito com as lembranças dos que fizeram a história da nossa cidade.
    Ultimamente, tenho sentido falta daquelas saudosas fotos.
    Que o historiador Luis Fernandes continue com o seu belo trabalho.
    Um grande abraço.

  2. Jose ricardo

    O grande amigo Luis Fernandes tem feito um trabalho que merece o nosso aplauso. Parabéns eziquiel pelo belo artigo.

Os comentários estão fechados.