Espontaneidade

Por Edvaldo Paulo de Araújo, Direto de Roma (09.03.11)

Adoro gente espontânea, pessoas alegres, pessoas voltadas para gestos positivos. Numa bela manhã, cheguei da academia e meu celular tocou insistentemente, quando atendi, era meu amigo Loucilio de Teixeira de Freitas. Cumprimentos de praxe e a frase espontânea de que –“ onde você está meu amigo”? Esta frase representa muito para mim. Representa amizade,saudade,que faço falta na vida do meu amigo.Que precisamos nos encontrar para jogar conversa fora,beber um vinho e consertar o mundo.Amigos são assim.Fiquei muito alegre pela espontaneidade de Loucilio.Deixou suas mil ocupações, seus negócios, para telefonar de maneira espontânea para um amigo e transformar o seu dia.

Gosto e admiro pessoas de gestos. Pessoas que não se acovardam no corre-corre da vida.Pessoas que não se esquecem de ser gente e que não se esqueceram das coisas sublime da vida.Gestos bondosos que fazem as pessoas felizes.

Adoro gente que abre o guarda chuva para que uma senhora não se molhe. Admiro gente que ajuda um ancião atravessar a rua.Gente que busca na espontaneidade de gestos  fazer a felicidade dos outros e é feliz por isso.Adoro gente que conta historias, que conta boas piadas, que fazem os outros rir.Amo pessoas que sempre vê o lado bom das pessoas.

Sempre encontro “seu” Vitório, com seus 80 anos, gosto de conversar com ele, mesmo ouvindo as mesmas historias, há anos. Ele como dizem os mais jovens “é uma figura”.Esses dias me disse que já estava na hora de ir embora para o outro lado, que sempre sonhava com sua esposa, que já fora para o outro lado da vida e que sentia muita falta dela.As vezes fica sentado na sua fazenda e a saudade o invadia e que muitas vezes sentia a presença dela junto dele.Que a cada dia essa presença aumentava, aumentando a saudade enorme que sentia de rever a imagem real e não apenas a mental.Larguei um compromisso e o levei para almoçar e vê-lo mudar seu astral.

 Dom Conrado, meu amigo italiano, fabuloso, determinado, que casado há 50 anos me diz que nunca dormiu brigado D, Hilda. Se posso escolher entre dormir brigado e infeliz a dormir sem briga e feliz escolho a felicidade, diz ele. Continua, mesmo que ela fique emburrada a abraço e logo, logo está sorrindo comigo. Não me importa se ‘dou o braço a torcer” quero é estar bem.Não complico as coisas e sim  as facilito.Me confidenciou – Você conhece fulano? Disse que sim –continuou –Outro dia me disse que estava infeliz que a esposa depois de uma briga, foi para a casa do filho e que estava sofrendo muito, mas não iria buscá-la, não daria o braço a torcer.Disse pra ele a escolha é sua, buscar ela e ficar feliz ou ficar aqui com seu orgulho e INFELIZ.

Dom Conrado está certo é com gestos que a gente muda as coisas, os fatos e ajuda o mundo a ficar melhor. É com espontaneidade, com atitude, com reconhecimento que a gente enxerga as coisas boas da vida.Não ama quem fica em pedestal sentado na cadeira do orgulho.Não ama quem não sabe perdoar.Não ama quem não enxerga luz ao invés de escuridão.

Esta semana ao enviar uma crônica no espaço, que denomino “maná de segunda” recebi mais de 40 e-mails, todos me incentivando e agradecendo o meu texto. Fiquei muito feliz, me senti encorajado por aquelas pessoas bondosas, que na sua espontaneidade me fez feliz e me incentivou.Somos pessoas que precisamos de gestos bondosos para seguir adiante e ver a vida realmente como ela é.

Um dos prazeres melhores da vida é alguém pentear nossos cabelos. Quando tinha 16 anos fui sozinho ao Hospital São Vicente fazer uma pequena cirurgia.Deitado na maca, sozinho, chegou uma enfermeira e passou a mão pelos meus cabelos e perguntou porque estava sozinho.Quando sai da cirurgia fiquei aguardando para ir pra casa na maca, sentindo dor, ela novamente apareceu e quando vesti minha roupa e pedir para  chamar um taxi para mim, quando ia saindo, pegou um pente penteou o meu cabelo e fui embora.Nunca esqueci Da.Angela por esse gesto, sempre que podia ia vê-la e agradecer sempre.Uma certa vez fui procurá-la e sua filha me informou que ela tinha voltado para casa,ou seja se transferido para o outro lado.Um gesto tão simples, espontâneo, bondoso que marcou a vida de um garoto.Que aliviou sua dor que mostrou a ele, que são esses gestos que fazem a personalidade de um homem e uma mulher.

Ao ler este texto pegue o telefone e ligue para alguém, diga o quanto essa pessoa é importante para você. Peça a ela para fazer a mesma coisa.  Vamos fazer através dessa leitura, uma avalanche de gestos espontâneos vamos programar esses gestos todos os dias de nossas vidas. Quero contabilizar e-mails espontâneos no [email protected].

Precisamos ser espontâneos. Estou em busca da espontaneidade.


2 Respostas para “Espontaneidade”

  1. bruno

    eu queria saber aonde deixar os curriculos para o novo G-Barbosa que vai abrir.

  2. Geraldo

    Olá Anderson, foi um prazer ler o seu blog no momento que estava sendo ensentivado para por em prática a espotaneidade que há em mim foi bom mesmo.
    Receba meus agradecimentos.

    Valeu

Os comentários estão fechados.