Pequenas Notas

Álvaro Pithon – um construtor

Por Paulo Pires

Na breve entrevista que concedeu à TV Sudoeste, Praça Barão do Rio Branco, em 09 de novembro, aniversário da cidade, o prefeito Guilherme, como é do seu feitio, disse em rápidas e seguras palavras que Vitória da Conquista é grandiosa porque representa a materialização de uma obra construída por muitas mãos.  Muitas pessoas, disse o Prefeito, desde o nascedouro do município até hoje nos seus 171 anos, contribuíram decisivamente para que chegássemos a essa exuberância administrativa, política, social.   Ao ouvir o Prefeito dizendo aquilo, lembrei-me que certas pessoas espalharam pela cidade que alguns membros do PT, inadvertidamente, afirmam que Conquista começou a existir a partir de 1997. Será? Será que meu Partido tem algum maluco para fazer uma afirmação como essa? Não acredito. Mas, como tem doido para tudo, pode ser até que exista. Uma coisa é certa: O Prefeito, homem de visão humanística, defensor da verdade como fio condutor exigido para interpretação clara consoante com a realidade, e todos os filiados equilibrados de nossa agremiação não tem nada a ver com uma afirmação delirante como essa.

Conquista tem História e muitos participaram dela com muito amor, muito denodo, muito suor. Portanto, qualquer acusação neste sentido, só pode ser interpretada como algo a ser incorporado ao anedotário “das velhas picuinhas” encontrado rotineiramente  em mentes que fazem política agarradas ao mais exacerbado dos provincianismos.

Quem tem compromissos sérios com a Cidade não pensa assim. Temos aqui cidadãos que vivem diuturnamente laborando ações positivas para ajudar na construção da cidade. Há entre nós um considerável número de homens imprescindíveis. Graças a Deus. Para não deixar passar em branco, sinto-me na obrigação de mencionar publicamente um deles: o eminente Vereador Álvaro Pithon.

Álvaro é um amigo de longas datas e todos os seus passos nos últimos trinta anos, tenho o privilégio de acompanhar. Trata-se de um filho da terra, pertencente a uma rede familiar queridíssima em nossa cidade. Os Pithon originalmente, se não estou enganado, se firmaram primeiramente em Poções. Depois vieram para Conquista, se juntaram aos Brito e dessa união, a Cidade ganhou um Núcleo Familiar de alta respeitabilidade, presença marcante em todos os quadrantes de nossa cidade e região.

Se você pensar que fiquei doido por elogiar uma pessoa que pertence a outro Partido, posso lhe tranqüilizar asseverando que Álvaro, apesar de pertencer a outra agremiação, nunca teve na opção partidária nenhum empecilho para colocar seus mandatos a serviço desta Cidade. Sua percepção de mundo e sua  missão política nunca entraram em conflito quando os interesses de Vitória da Conquista entram ou estão  em jogo. Não recordo quando [a memória também às vezes é meio traíra], mas Álvaro se viu em uma ocasião  no meio de um fogo cerrado sobre votar ou não para um projeto do Prefeito (acho que foi no primeiro mandato de Guilherme). A pressão foi grande, a imprensa cobrou, a sociedade ficou na expectativa, mas o Vereador não titubeou. Votou no Projeto que era melhor para Conquista. A sociedade conquistense compreendeu e lhe agradeceu.

Neste último sábado tive a honra de encontrá-lo na esquina da Praça Gerson Sales. Conversamos um bom tempo sobre Conquista, nossa História e ele, para não deixar passar a ocasião, disse que solicitou da Prefeitura a perfuração de cisternas e construção de Chafarizes em nossas Praças principais. Essa medida, disse o atento Vereador, diminuiria os custos que a PMVC tem com aluguéis de caminhão-pipa e além do mais operacionalizaria com mais eficiência o processo de molhar nossas gramíneas e manteria nossas Praças mais verdes. Ouvi atentamente o Vereador e acho que os seus argumentos devem ser avaliados pela Administração com a atenção que o caso merece.

Ao me despedir percebi em seu perfil um desejo intenso de contribuir minuto a minuto para nossa cidade. Ele quer nossa tribo cada dia melhor. Quer nos ver cada dia mais organizados. Por isso luta incansavelmente para esse fim. Os Conquistenses de todos os bairros, de todos os distritos, sabem disso e em todos os pleitos eleitorais lhe conferem um numero significativo de votos. Ele merece.  Estamos em trincheiras opostas, mas não somos adversários muito menos inimigos. Ao contrário, continuaremos amigos. Viva Álvaro Pithon!


4 Respostas para “Pequenas Notas”

  1. Bernardo

    Mas uma vez o prof. paulo pires esprai dúvidas no ar!
    Este mesmo prefeito equilibrado que vc. fala é o mesmo que deu um pé naquele lugar do ex-zé raimundo e não quer nem ouvir falar ,é claro a não ser pra se sustentar no poder,no unico deputado federal do PT,expulsou hélio ribeiro da prefeitura,deu um ultimato pra suzana ribeiro e decretou a morte administrativa do vereador do PT o mais votado da camara e implatador do SUS em nossa cidae o DR> ADEMIR ABREU que virou persona não grata porque e contra a criação de uma MILÍCIA pra dirigir o ESAÚ MATOS.
    ÊTA.Quer mais.
    Vá puxar a sardinha assim em outro canto.Haja brasa

  2. Sarah Correia

    Albaro Pithon, um dos homens mais sérios na atuação política de Conquista. E como é gente boa ! Parabéns Alvaro, que Deus lhe proteja sempre.

  3. Lidice

    Pq será que o nosso comentário não foi aceito?Professor Paulo Pires,ilustre cumpanheiro de Pedral(quando era o poder)e agora defensor puxa-saco de Guilherme Menezes..coisa feia professor Paulo..

  4. PAULO PIRES

    Lídice, querida amiga

    Pedral é um Lenda de nossa Política. Um ser humano inatacável, um Administrador Público sem mácula, com uma visão competentissima na administração de nossa Cidade.

    Quando Pedral deixou a Administração de Conquista não havia nenhuma Favela (Ribeirão Preto, por exemplo, possuía 58), mas Pedral e seus projetos nunca deixaram a Cidade descambar para aglomerações humanas sem planejamento.

    Reconhecer o trabalho e a seriedade de Guilherme Menezes não desmerece doutor Pedral, pessoa que merece alusões respeitosas tanto quanto Adminstrador Público, quanto Ser Humano.

    Falar nisso, o Blog ao qual estarei vinculado a partir da semana que vem, vai solicitar a ele uma longa entrevista com ele. Creio que ele não negará.

    Nunca em lugar nenhum deixei ou deixaremos de reconhecer os méritos do grande Prefeito que foi esse histórico administrador público chamado José Fernandes Pedral Sampaio.

    Com a cordialidade de sempre, seu amigo

    Paulo Pires

Os comentários estão fechados.