Política não se faz com ódio

Por Paulo Pires

Dizia o mestre Ulisses Guimarães:

“Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração”.  Aqui em Vitória da Conquista, alguns ainda não entenderam o processo democrático. Se não entenderam o processo, evidente que  ainda não compreenderam o Regime Democrático. Neste regime os Partidos Políticos apresentam seus candidatos, a sociedade aprecia os nomes, avalia quem pode  fazer por ela ou não, escolhe os de sua preferência e o cidadão escolhido (seja para o Legislativo, seja para o Executivo) torna-se membro dos Poderes Públicos e passa a fazer parte desse   modelo que alguém já disse não ser perfeito, mas que ainda é o melhor que inventaram para a Política até o momento. Os que não aprenderam a conviver com esse regime, vivem furiosos  porque não se elegem, porque o povo não os quer, como se o povo tivesse obrigação de escolhê-los só porque eles tem  “olhos azuis”.
Política não funciona assim. Política é outra atividade que requer e pressupõe muitos meandros. Quais são eles?
Essas respostas é que são dolorosas.  Por que a sociedade escolhe um candidato em detrimento do outro?
No dia em que o não eleito entender que Política não se faz com ódio, a partir daí já estará dando um firme passo para sua reconciliação com a sociedade.
Portanto,  já estará pronto para iniciar sua jornada sem o espírito de pensar em derrota ou vitória. Em política a vitória sempre será do Povo e não do candidato. Mesmo quando a escolha não for boa, o povo reconhecerá que errou mas se fez vitorioso porque foi ele quem escolheu o inapto.

3 Respostas para “Política não se faz com ódio”

  1. Experiênciabrasileira

    Dependendo da conviniência , se faz, também com uma boa corrupção.Importante mesmo é o progresso,o desenvolvimento “humano” etc,.

  2. walmir vieira

    Essa do PP foi no âmago de alguém. Precisa dizer o nome?

  3. Antenor

    Paulo Pires está coberto de razão, sendo sua análise precisa.
    O que está realmente desfocado na política são muitos políticos que ainda teimam em continuar olhando para um passado cada vez mais distante da realidade na esperança de um retrocesso ou desgaste de quem está no poder no momento e se esquecem de construir uma base política que lhes sirva de plataforma para uma disputa justa e enobrecedora e que lhes garanta apoio de parte considerável a população.
    Sem isso não chegarão a lugar nenhum, com prejuízo da sociedade que espera sempre renovação e projetos cada vez mais ousados.

Os comentários estão fechados.