MCMP vai à Justiça cobrar barragens em Conquista

Foto: Divulgação

O presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Paulo Barros Cairo, esteve reunido no início dessa semana, coma promotora de justiça Carla Medeiros Santoro, coordenadora do Ministério Público Estadual em Vitória da Conquista, cobrando as construções das barragens do Rio Catolé e Rio Pardo, defendendo que com essas duas represas estaria “resolvendo definitivamente a questão de abastecimento de água para Conquista, entre outras cidades, nos próximos 50 anos”. Na ocasião, o MCMP entregou um Dossiê exigindo do Governo do Estado da Bahia, exigindo do Governo do Estado da Bahia, bombeamento urgente de água do Rio Catolé para Barragem de Água Fria I e II da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), construção da Barragem do Rio Catolé e Rio Pardo de imediato, resolvendo definitivamente a questão de abastecimento de água para Vitória da Conquista, entre outras cidades, nos próximos 50 anos. “Diante do desequilíbrio climático há longos anos e imprevisão de chuvas, devido agressões ambientais sofridas pela natureza, nada mais urgente que o bombeamento e a construção das barragens, para suprir as necessidades da população; além de acionarmos o Ministério Público, realizaremos manifestações, ampliação do abaixo assinado em praça pública, registros, palestras, confiante nas ações do MP, acreditando que o governador Jaques Wagner não se esquivará deste sério problema, atuando em defesa do equilíbrio da vida e do meio ambiente, que de fato é obrigação do Estado”, defende. A elaboração do Projeto da Barragem do Rio Pardo, iniciou em 1954, sendo arquivado, em seguida, novo projeto, “há mais de 20 anos sem efetivar, enquanto as cidades podem chegar a um pandemônio com escassez de água, cujas ações estão nas mãos das Autoridades, por certo despeças, forçando-me a repetir: a gazela desperta ao nascer do sol, pedras com dinamite”, finaliza Cairo, preocupado com a situação, porém ativo e confiante no Ministério Público. Confira a carta entregue pelo MCMP ao MP.


3 Respostas para “MCMP vai à Justiça cobrar barragens em Conquista”

  1. Luiz

    Pois é… Enquanto os nossos vereadores se prestam a fazerem homenagens e aplaudirem os discursos e propagandas do próprio PT, um cidadão corajoso, amante das causas sociais e, portanto, um grande exemplo de homem cobra os projetos que tanto o governo municipal quanto o estadual não têm capacidade de executarem. A população está sofrendo com a seca. Todos perdem com isso. O pior de tudo isso é que 2014 está chegando e o nosso povo continuará com amnésia ou com a atitude típica de sofredor acomodado. Parabéns André Cairo.

  2. José Paulo

    Quem sabe um colapso longo e geral não chame a atenção, tanto da acomodada população quanto da demagoga politica baiana.As chuvas veem,mas a barragem foi projetada para uma população de até 200 mil pessoas.
    Para que se tome medidas definitivas,seria necessário um colapso no abastecimento.Ai as medidas deixariam de ser paleativas e passariam ou não a ser definitivas,vai depender da vontade politica.
    Conquista,acorda nós infelizmente não temos representatividade em lugar algum na politica baiana.ILUSÃO!!!!

  3. RGS

    Onde foi parar o comentário?!

Os comentários estão fechados.