Suíça Baiana e suas moscas!

Mano

Manoel Souza Oliveira

Festival de Inverno se aproxima… Pra uns é a esperança da diversão, pra outros, o inferno do histórico recente de nove crimes de estupro! Há muitos anos, quando morei em Salvador, conheci um jovem advogado… Em um barzinho daquela cidade, ele me disse que tinha muito medo de Vitória da Conquista. Eu, que só tinha 19 anos, fiquei encucado em como uma pessoa que morava em Salvador, poderia ter medo de Vitória da Conquista. Passei muitos anos tentando decifrar o pensamento daquele homem, que claramente ela inteligente… Não tardou e logo fui compreendendo: Depois de três assaltos na cidade e de ver vários amigos sendo assaltados, logo percebi o que aquele soteropolitano quis me dizer...

Vitória da Conquista não é mais a mesma de antes… Antigamente era possível andar livremente pela Tancredo e apreciar o coração da cidade, hoje o coração está mórbido, sombrio… Ao transitar por aquela praça, logo vão pensar que você está à procura de sexo ou de drogas. Sim, já fui surpreendido ali, com carros buzinando e dizendo: Fazendo o quê aí, gatinho? Eu só estava fumando um cigarro e esperando meus amigos… Hoje, depois de vários estupros registrados, assaltos, mortes e execuções, eu pergunto: Vitória da Conquista tem salvação?

Raul Seixas, diz em uma de suas músicas: “Eu sou a mosca da sua sopa e não adianta vir me dedetizar, pois nem o DDT pode assim me exterminar, por que você mata uma e vem outra em meu lugar!”. Quem não se lembra que, há alguns meses atrás, depois de estuprar várias jovens, o sujeito foi pra um famoso Motel da cidade e se suicidou? O detalhe mais intrigante é que ninguém suspeitava dele, e se não fosse um descuido dele em uma de suas últimas ações, jamais seria reconhecido… Talvez estaria estuprando até agora…E talvez ele sequer transitou a pé pelas ruas escuras da Tancredo Neves. Ele não queria o fácil, o óbvio, ele queria o desafio… É assim que funciona a lógica das MOSCAS da criminalidade… E não adianta usar inseticida, não adianta matar ela, pois outras virão em seu lugar…

Vitória da Conquista só se livrará das MOSCAS da violência, quando as políticas públicas pararem de tratar o óbvio com descaso e passarem realmente a investir no que essa cidade precisa… Sem segurança e com ares de Capital, Vitória da Conquista ainda pode ser mais perigosa que algumas Capitais… Afinal, a escuridão nas ruas, a falta de policiamento efetivo e o inchaço da população flutuante, criam um cenário perfeito pra que criminosos atuem.  E agora entendo o que aquele jovem advogado quis me dizer… Afinal, aqui ainda se prega a política da boa vizinhança e de quê está tudo bem, pois estamos na Suíça baiana… A capital do sudoeste baiano e que realiza o festival de Inverno. Uma Suíça fria, com gente ostentando muito e pouquíssima segurança: Um prato feito pra bandidos.

Manoel Souza Oliveira.


21 Respostas para “Suíça Baiana e suas moscas!”

  1. UITA MAMOLA

    Manoel, você está com toda razão,Conquista não é mais mais uma cidade onde alguém se sinta seguro,eu nasci nesta cidade e a conheço muito bem por quase sete décadas, quando nem havia luz.Fazendo um parâmetro com a época atual imagine você como eu me sinto.Mas levando em considerando a população atual, o desenvolvimento e crescimento econômico da região ,uma política governamental ineficaz em todos os sentidos, e os adolescentes e adultos fazendo uso em excesso de bebidas e drogas, e principalmente a pandemia que se tornou em todos os países do crack ,trazendo consigo a violência e suas consequências.Não se iluda não, segurança não existe nem em sua casa e nenhum lugar que você for.Não estou sendo pessimista, a realidade é bem pior do que você imagina, e a tendência é piorar.Como diz o provérbio popular: ” Se correr o bicho pega,se ficar o bicho come ” Se cuida Manoel.

  2. Márcia

    Pura realidade… Parabéns pelo texto Manoel!!! Vitória da Conquista grita por socorro e o poder público finge não ver o óbvio. Lamentável!!!

  3. Correia

    Manoel, volte para Salvador!
    Aqui não tá muito seguro, mas comparar com Salvador é demais!
    Não troco Conquista por nenhuma cidade!

  4. Valter

    Tsc, tsc. Mais um “famoso quem?”

    Caro anônimo ( Manoel ), a cidade a qual Vossa Senhoria se refere nunca existiu. Você em Salvador, cidade em que ninguém pode piscar o olho que já foi roubado, acredita que aqui é um local sem problemas de segurança? Prezado, saia do terno e vá para os livros, procure os quantitativos de violência na Bahia. Vá para Mata do São João, conheça o que é realmente inseguro. Guarde suas asneiras de quem quer instrumentalizar a politicagem pra lá!

  5. Manoel

    Caro Valter, que também não sei quem é, embora o nome esteja estampado…

    A violência em nossa cidade anda maquiada por dados manipulados e ainda assim, se comparados com a quantidade de habitantes de Salvador, todo o seu processo histórico e político, certamente a violência ali se justifica mais que aqui… Os livros e os dados falam por si, só comparar.

  6. Manoel

    A diferença entre Conquista e Salvador, é justamente essa: Lá sabemos que é muito perigoso, aqui achamos ser tranquilo, quando na verdade não o é…

  7. Danilo

    Esse Manoel não se contentou em ser uma cri cri no facebook e expandiu para os blogs. Menos, cara.

  8. Manoel

    A verdade às vezes é cri cri. E só pra constar: Eu não fui pra blog, escrevi a pedido de Anderson.

  9. Lucia

    Manoel , na verdade nenhuma cidade é a mesma depois de tanto tempo , comparar Conquista com Salvador é ruim hem !!! pq vc não volta para capital ???

  10. Conquista

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….

    opinião é opinião mas… como você fala que os dados manipulam e depois você afirma que conquista é perigosa apontando dados? estranho eim… ( na resposta 5)

    a violência não se justifica em lugar nenhum. ainda digo mais, ela está sendo exportada dos grandes cetros para pequenas e medias cidades. agora querer que a policia faça o trabalho só é demais.

    ressaltando que concordo com algumas coisas que escreveu e respeito!

  11. Mosca na sopa

    Não consigo falar nada diante deste texto, apenas sentir!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.
    Pare migo, tá feio!

  12. Mosca na Sopa

    Eu não co!nsigo falar nada sobre este texto, apenas sentir!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Apenas pare migo, para que tá feio

  13. Fabio S. Oliveira

    Caro Manoel, vc está tão photoshopado que mais um pouquinho, virava a Isabelle Drummond.

  14. vand

    Acredito que a violência hoje em dia é fruto das mazelas, devido falta de politicas públicas, não só vitoria da conquista passa por esse problema. A um tempo atrás mora em fazenda (Zona Rural) era tranquilo hoje em dia não podemos dizer mais isso.
    A falta de perspectiva de muitos e as drogas, que estão causando esse cenário de insegurança em nossa sociedade.

  15. Manoel...

    Fábio, realmente… Essa foto foi do convite de formatura, que Anderson sequer me perguntou, já foi colocando na postagem…

  16. Manoel...

    Lucia, pra um texto escrito em 5 minutos e a pedido de Anderson, até que ficou polêmico.

    Não nos leve tão a sério, não se doam tanto… Se a Suíça é linda, maravilhosa e segura… Não fiquem na internet lendo o Blog do Anderson, vão fazer campanha pra eleger a Dilma.

  17. Manoel...

    Vand, concordo com você! Mas uma coisa é a violência e sua origem, outra totalmente diferente é como tratamos da violência. A segurança pública em VCA é um caos. No dia que você precisar da polícia, saberá do que estou falando…

  18. Manoel...

    Lucia, não volto pra Capital porquê por enquanto quero viver na MINHA, na NOSSA cidade. Nasci aqui e tenho esse direito. Sonho em vê-la melhor e não quero que ela se iguale a Salvador… Lá é muito mais perigoso, mas aqui estamos indo no mesmo barco…

  19. Paulo

    É duro ouvir ou ler uma crítica do lugar que vivemos, mas, sendo verdade temos que aceitar e procurarmos reverter a situação.
    Vitória da Conquista é uma cidade violenta sim, em termos proporcionais muito mais violenta que Salvador ou Belo Horizonte, temos que deixar de ser provincianos e bairristas, encarar e reverter não somente este item, mas todos os outros problemas que o municipio enfrenta, se é que desejamos ser um dia considerados como desenvolvidos e civilizados.

  20. Solimar

    Acredito que Manoel tenha expressado a opinião que lhe cabe como um cidadão que vive em Vitoria da Conquista, e a comparação que ele quis fazer com certeza refere-se ao fato, de Conquista ser pequena em relacao a uma capital como Salvador, e no entanto estar com tanta criminalidade, e sim acho uma pena que uma cidade como esta, nao tenha uma segurança mais EFETIVA, digo isso baseada, nas pessoas e parentes que ja foram assaltadas aqui, quase todos por rapazes armados, e ainda ha luz do dia, e quando procuraram a policia, ouviram as mais diferentes desculpas, e viram um total descasado.
    Moro em Vitoria da Conquista a 2 anos, mas meus pais sao empresarios e residentes aqui a 16 anos, muito me falaram da falta de segurança que se instalou, tristeza para todos nos, que procuramos cidades pequenas, na busca de uma melhor qualidade de Vida.

  21. andre luis

    oi Manoel na verdade vc deveria se chamar manè pois a violência em conquista aumenta quando pessoas como vc que perde anos tentando entender o pensamento qualquer e nao gasta nenhum tempo tentando minimiza-la eu vim de salvador pra conquista e ja viajei por mais de 30 cidades e nao encontrei lugar melhor que conquista pra viver e trabalhar ,violencia aumenta em qualquer lugar que se desenvolve e conquista nao esta imuni

Os comentários estão fechados.