Saúde: Secretário de Saúde da Bahia aponta novas diretrizes para a gestão em visita a Conquista

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

“Um dos objetivos do processo de reestruturação e descentralização da saúde no Estado é evitar que os pacientes precisem ir para a capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) ou cidades polo”. A afirmação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas Pinto, feita durante visita ao Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, em Vitória da Conquista, reflete uma das diretrizes da gestão.

DSC_0450

Para tornar isto realidade, uma das soluções apontadas é a criação de consórcios intermunicipais de saúde. “Os consórcios evitam que os pacientes dos municípios do entorno de uma cidade polo, sobrecarreguem uma unidade de saúde. Hoje, na maioria das vezes que um município toma a decisão de construir um hospital com infraestrutura e atendimento adequado, rapidamente ele se sobrecarrega porque pacientes de outras localidades usam o equipamento, mas as prefeituras beneficiadas não rateiam os custos”, explica Vilas-Boas.

DSC_0463-001

De acordo com o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, a cidade é referência para 73 municípios da Bahia, além de cidades do norte de Minas Gerais. A diretora do Hospital geral de Vitória da Conquista (HGVC), Marilene Ferraz, complementa: “aqui atendemos cerca de 3 mil pacientes por mês, sendo que 80% dos casos são de baixa complexidade, o que significa que poderiam ser atendidos em unidades de menor complexidade, como UPAs, nos próprios municípios da região, sem a necessidade de deslocamentos”. 

DSC_0493

Ao conhecer a sede do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, o secretário ressaltou que a extinção das 31 Diretorias Regionais de Saúde foi acertada.“As Dires foram criadas em 1973, em um contexto de sociedade muito mais atrasado tecnologicamente do que o que vivemos hoje em dia. Quando foram fundadas, as telecomunicações eram muito precárias, não tinha comunicação instantânea, as comunicações dependiam de transportes de malotes, de cartas ou de alguém que viajasse de um centro para o outro para obter informações”. Os deputados petistas Waldenor Pereira (Federal) e Zé Raimundo Fontes (Estadual) acompanharam a agenda.


Os comentários estão fechados.