A importância da Mulher na política

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Edenisia Fraga de Souza Correia

Segundo o filósofo grego, Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado ou polis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva). A política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam conhecimento como meio para a ação. Leia na íntegra.

Todo ser humano é um ser politico. Somos cidadãos quando criamos nossos filhos com uma concepção de mundo igualitário, justo e democrático, sem alienação ou privilégios. Somos cidadãos quando participamos de qualquer entidade que venha promover e modificar a sociedade, em busca de um novo homem e uma nova mulher.

Diante das complexidades que deparamos em nossa sociedade, é de caráter urgente uma postura de valores que precisam ser implantados para mudarmos este cenário caótico que visualizamos. Não podemos ficar de braços cruzados e lamentar esta realidade. Enquanto cidadã cristã, tenho um compromisso profético que é anunciar os valores religiosos e éticos e, ao mesmo tempo em que anunciamos, intrinsicamente, denunciarmos as injustiças e estigmas nos rostos e nos corações de tantos irmãos.

Nós, mulheres, temos uma tarefa e uma responsabilidade na dimensão materna, na condição de primeira catequista dos nossos filhos e no compromisso da dimensão de educadora. Seja qual for a atribuição somos partícipes da história, não sendo acomodadas como meros instrumentos de alienação. Pensar e agir, agir e pensar e não tornar um monopólio genético dos homens.

A luta pela libertação contra o autoritarismo tem que começar a partir da nossa própria consciência. Enquanto mulher, precisamos ser reconhecidas como pessoa, ser humano, agente político, profissional e protagonista de uma civilização do amor e não da cultura do descartável.

Por isso, em nossa região de Vitória da Conquista, nós, mulheres, neste intuito do reconhecimento das lutas e conquistas, do reconhecimento e da importância do engajamento na politica partidária, o PDT Mulher vem viabilizando por meio de ações sociais, discussões e debates para o nosso fortalecimento, para nossa atuação na sociedade, enquanto representantes legais do nosso município.

Portanto, precisamos ainda romper com o paradigma de que a politica é só para os homens, pelo contrário, precisamos fazer valer as igualdades sociais e políticas.


Os comentários estão fechados.