Saúde Pública: Administração Municipal confirma caso de microcefalia em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em Vitória da Conquista, o Governo Municipal seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), mobilizou a Vigilância Epidemiológica, com alerta máximo para levantamento de notificações de casos de microcefalia nos serviços de saúde, principalmente para os hospitais que tenham maternidade. Também já foi encaminhada nota técnica para estes serviços com orientações sobre o diagnóstico e a notificação imediata à Secretaria Municipal de Saúde sobre aparecimento de novos casos. Até o dia 25 de novembro, foi identificado um caso de microcefalia em um recém-nascido do município. A Secretaria de Saúde está realizando a investigação sobre a doença. Até agora, não foi identificada correlação com o Zika Vírus. Leia na íntegra.

Com índice de infestação predial de 2,4 – número maior que o preconizado pelo Ministério da Saúde – e tendo em vista que o último levantamento identificou que 100% das larvas foram encontradas em residências, é muito importante que a população também elimine o mosquito da dengue. As medidas são simples: basta eliminar qualquer foco de água parada e receber os agentes de endemias.

“O levantamento de infestação, também identificou a dificuldade que os agentes de endemias estão encontrando para fazer o tratamento em algumas casas, nas quais mesmo o morador estando, ele não recebe o agente. Então, nós pedimos a população que receba o agente de endemias em suas residências”, solicitou a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo Sampaio.

Sobre a doença – A microcefalia, malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, apesar de não ser uma doença desconhecida, tem atraído todas as atenções dos profissionais de saúde e da população brasileira, por conta do aumento do número de casos no Brasil e por conta de sua associação preliminar ao Zika Vírus, que é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da Chinkungunya.

Neste momento de alerta, a Prefeitura orienta a população, sobretudo as gestantes, para eliminarem o mosquito da dengue e também realizarem suas consultas de pré-natal, fazendo todos os exames recomendados pelos médicos. Caso apareça algum sintoma da doença, como febre alta, manchas avermelhadas e coceiras, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Estatística – Até o dia 25 de novembro, foram notificados 566 casos suspeitos para dengue, destes 196 foram negativos, 341 positivos, 24 aguardam o resultado e 5 foram indeterminados. Em relação ao Zika, foram notificados 32 casos suspeitos que aguardam resultado. Quanto a Chinkungunya foram notificados dois casos suspeitos com resultados negativos.


Os comentários estão fechados.