Justiça: Força Tarefa faz balanço de operação em combate ao trabalho escravo no Sudoeste Baiano

Fotos: BLOG DO ANDERSON
Fotos: BLOG DO ANDERSON

Representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), do Ministério Público e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) concederam, na tarde desta quarta-feira (8) coletiva de imprensa. O objetivo da entrevista foi prestar informações e esclarecer dúvidas sobre o combate ao trabalho escravo da região sudoeste. No final do mês de maio, uma força tarefa, formada por membros da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), da SJDHDS, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência Social e da PRF, libertou sete trabalhadores que viviam em condições análogas a escravidão. Esses trabalhadores atuavam em fazendas de café e mandioca nos distritos e Limeira e Inhobim, em Vitória da Conquista, além do município de Jânio Quadros.

DSC_1194

Segundo o procurador do Trabalho, Ilan Souza, essas operações são realizadas nos meses de maio e junho em virtude do período da colheita do café. Na ocasião, o procurador destacou que ações de fiscalização também são motivadas por denúncias em órgãos como sindicatos rurais, Ministério Público, Comissão Pastoral da Terra, além do Disque Denúncia. Além de serem obrigados a assinar a Carteira de Trabalho, os proprietários das fazendas serão obrigados ao pagamento das rescisões devidas aos trabalhadores e indenização pelos danos morais individuais e coletivos praticados. “Esses trabalhadores receberão ainda três parcelas do Seguro-Desemprego e participarão de programa de inserção no mercado de trabalho, por meio do Projeto Ação Integrada”.

DSC_1142

Representando a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, a Assistente Social, Márcia Santos, lembrou que a secretaria monitora e apoia o trabalho técnico nos municípios onde esses trabalhadores são assistidos. Na oportunidade, Márcia declarou que tanto o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) quanto o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) são também responsáveis por identificar, dentro de suas áreas de atuação, pessoas em situação de vulnerabilidade e que podem se submeter a situações de trabalho análogas ao escravo. Para tratar desse assunto, representantes da SJDHDS e membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, participarão, nessa quinta-feira, 9, de uma reunião. O encontro será às 9h, no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Os comentários estão fechados.