Mobilidade Urbana: formando apresenta projeto para modernização do Terminal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) apresentou um projeto de revitalização do Terminal do Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista.

WhatsApp-Image-20160629 (3)

WhatsApp-Image-20160629 (7)

Para o formando Wesley Marques Cunha, a atual estrutura do equipamento, que inclusive é alvo de queixas da população há longos anos, não acompanhou o crescimento da Capital do Sudoeste Baiano. Uma das principais críticas do discente fica em torno da circulação de pedestres a dentro do terminal, causando riscos de acidente, além da deficiência na questão de acessibilidade.

65d98857-26d0-49a1-8ac6-6032ff659431

WhatsApp-Image-20160629 (8)

O TCC orientado pelo professor Daniel Borba foi aprovado pela banca examinadora na noite desta terça-feira (28) após apresentação no Auditório da FAINOR. Veja o vídeo disponibilizado para o BLOG DO ANDERSON.


16 Respostas para “Mobilidade Urbana: formando apresenta projeto para modernização do Terminal de Vitória da Conquista”

  1. Frederico Azevedo

    Show! Quisera Itabuna, cidade onde moro atualmente tivesse iniciativa como essa, com certeza, seríamos mais felizes. Parabéns, Wesley!

  2. Castro

    Projeto maravilhoso, seria muito bom se os governantes o executassem, pois aquele terminal na Lauro de Freitas é o atestado de incapacidade de gestão em Vitória da Conquista. É um absurdo que em pleno 2016 esse sistema funcione de maneira tão precária e irresponsável. Parabéns ao criador do projeto!

  3. Maria José

    Parabéns, ao aluno muito criativo. Conquista merece, algo do tipo ou pelo menos parecido.Pego ônibus,todos os dias e o local não está nada adequado , e além de tudo perigoso para idosos atravessar.

  4. Joao matos souza

    Muito bonito Daniel, mas quem iria construi-lo??? Uma pena que possa nao ser aproveitado. Mas ideia brilhante

  5. Paulo

    Muito bom!
    Se o local tem espaço suficiente e resolverem o problema das entradas e saídas “afuniladas” para as avenidas, ficará funcional.

  6. Solange Cavalcanti

    Parabéns!
    O projeto é maravilhoso! bonito e funcional, eu não vi os detalhes do projeto, não podendo faltar uma praça de alimentação e estacionamento para quem precisa deixar alguém no terminal e/ou esperar o transporte com conforto e segurança.
    Abraços a todos.

  7. Será possível?

    Wesley você fez um bom projeto, mas lamento te dizer: pena que só vai te sobrar frustração, pois esse terminal de ônibus que você projetou não vai sair das telas dos computadores porque não vai ter prefeito que vá nascer para coloca-lo em pratica.

  8. Jailce Rodrigues Gomes

    Parabéns!!!!! Projeto excelente.

  9. Carlos Costa

    Parabéns Wesley pelo belíssimo projeto arquitetônico. Infelizmente o terminal de ônibus de Conquista foi colocado no gargalo do centro comercial. o viável seria que o terminal fosse transferido para outra localidade, e, esse projeto poderá ser posto em prática. Impedir que os veículos circulem pela Lauro de Freitas simplesmente seccionaria o centro comercial da cidade e o caos seria ainda maior.
    O projeto é lindo, factível e mostra a ótima qualidade do curso curso de arquitetura da Fainor.

  10. Manoel Luiz

    Nossa cidade merece essa obra há muito tempo. Está aí um belíssimo projeto. As mentes livre são as que pensam com ousadia e audácia, deixando a criatividade flutuar sem se prender às dificuldades do impossível. O “impossível” é apena algo que demorará pouco até se tornar pura realidade. parabéns! PMVC, veja isto como algo possível. O nosso povo merece .

  11. RGS(Pesquisador)

    Equipamentos bem estruturados e modernos.Entretanto,os espaços no terminal da Lauro de Freitas não comportam toda estes equipamentos.

  12. André Sampaio

    O projeto em si realmente é um espetáculo… Parabéns ao criadores!!! Mas, entretanto, convenhamos que não é para a nossa cidade ou no mínimo, seria para ser instalado em outro locam da nossa amada Vitória da Conquista. Caros leitores, Imagine este fabuloso terminal “alí” na Av: Lauro de Freitas… Avenida esta super apertada, congestionada, cheio de construções de todas as proporções… no coração do coração da cidade… Não quero jogar água na fogueira mas, ha uma tremenda disparidade entre o belíssimo trabalho construído pelo estudantes e a nossa realidade. Eu penso, e já até sugeri ao excelentíssimo prefeito que o primeiro passo para melhorar a mobilidade urbana da nossa cidade é a retirada desse terminal de onde se encontra instalado, super arcaico, e anacrônico.. a pati desta perspectiva, criar outras possibilidades da continuidade do trabalho do sistema coletivo. MAS ISSO NÃO OFUSCA O BRILHO DO TRABALHO DOS NOVOS GÊNIOS URBANISTAS CONQUISTENSES… PARABÉNS E CONTINUE ASSIM!!!

  13. André Sampaio

    O projeto em si realmente é um espetáculo… Parabéns aos criadores!!! Mas, entretanto, convenhamos que não é para a nossa cidade ou no mínimo, seria para ser instalado em outro locam da nossa amada Vitória da Conquista. Caros leitores, Imagine este fabuloso terminal “alí” na Av: Lauro de Freitas… Avenida esta super apertada, congestionada, cheio de construções de todas as proporções… no coração do coração da cidade… Não quero jogar água na fogueira mas, ha uma tremenda disparidade entre o belíssimo trabalho construído pelo estudantes e a nossa realidade. Eu penso, e já até sugeri ao excelentíssimo prefeito que o primeiro passo para melhorar a mobilidade urbana da nossa cidade é a retirada desse terminal de onde se encontra instalado, super arcaico, e anacrônico.. a pati desta perspectiva, criar outras possibilidades da continuidade do trabalho do sistema coletivo. MAS ISSO NÃO OFUSCA O BRILHO DO TRABALHO DOS NOVOS GÊNIOS URBANISTAS CONQUISTENSES… PARABÉNS E CONTINUE ASSIM!!!

  14. André Sampaio

    O projeto em si realmente é um espetáculo… Parabéns ao criadores!!! Mas, entretanto, convenhamos que não é para a nossa cidade ou no mínimo, seria para ser instalado em outro local da nossa amada Vitória da Conquista. Caros leitores, Imagine este fabuloso terminal “alí” na Av: Lauro de Freitas… Avenida esta super apertada, congestionada, cheio de construções de todas as proporções… no coração do coração da cidade… Não quero jogar água na fogueira mas, ha uma tremenda disparidade entre o belíssimo trabalho construído pelo estudantes e a nossa realidade. Eu penso, e já até sugeri ao excelentíssimo prefeito que o primeiro passo para melhorar a mobilidade urbana da nossa cidade é a retirada desse terminal de onde se encontra instalado, super arcaico, e anacrônico… e a partir desta perspectiva, criar outras possibilidades da continuidade do trabalho do sistema coletivo. MAS ISSO NÃO OFUSCA O BRILHO DO TRABALHO DOS NOVOS GÊNIOS URBANISTAS CONQUISTENSES… PARABÉNS E CONTINUE ASSIM!!!

  15. Henrique Correia

    Parabenizo o projeto pelo partido arquitetônico, mas sugiro que o mesmo se atenha à funcionalidade/mobilidade, pois o fluxo dos ônibus em fila única não permite que ocorra paradas com tempos regulares para embarque dos passageiros. Desta forma proposta no projeto, reteria todo o fluxo da frota nos itinerários previstos , o que ocasionaria possíveis engarrafamentos e demais transtornos no tráfego.

  16. ilza oliveira

    Na falta de um projeto real da PMVC para a reforma do terminal de ônibus da Lauro de Freitas, resta-nos ficar sonhando com essas belas imagens virtuais

Os comentários estão fechados.