Paulo Pires: O Bem-te-vi da Praça Nove de Novembro

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Pires | Professor | [email protected]

Por causa da agitação dos últimos tempos, a gente não tem dado atenção a pequenos e necessários afazeres. Um desses pequenos e necessários afazeres os quais jamais deveríamos deixar de fazer é olhar o tempo, a natureza, o Céu, as frutas da estação, as pessoas amadas, coisas e sentimentos bons que só nos conduzem ao bom hábito de olhar o mundo para nos encantar. Como é bom ter olhos ligados no mundo, olhar a alma do mundo. >|>|>|>|>

Mas, o que está ocorrendo hoje? O que encontramos hoje em nosso cotidiano é muita perturbação, muita guerra, muito noticiário barra pesada, pessoas mal humoradas, gente amarga, ninguém dá bom dia a ninguém….

Estamos vivendo um mundo muito egocêntrico com pessoas mergulhadas em seus problemas e ligadas desmesuradamente em seus WhatsApp como se fosse nesse aparelho onde se concentrasse a linha de interesse da vida de cada ser humano. As pessoas não estão vendo o que ocorre ao seu redor. A únicas coisas que interessam são as que acabam de entrar no WhatsApp, o resto é secundário.

Por causa disso estou fazendo o caminho inverso e entrando na contramão da modernidade. Só me interessam coisas naturais. Coisas que me ajudem a ficar melhor como ser humano. O resto, prá mim, é secundário.

Estava eu na Praça Nove de Novembro, quando fui alertado pelo engraxate que limpava meus sapatos, para um Bem-te-vi que estava na fiação acima de nossas cabeças. O bicho era bonito. O engraxate me informou que há algum tempo aquele Bem-te-vi escolheu aquele trecho para fazer residência e “ver as modas”. Entendi a expressão do Engraxate e acabei concordando com ele e com o Pássaro, considerando que o trecho é um Espaço cheio de Lojas vendendo roupas de Moda.

Olhamos para o Pássaro e lá estava ele, uns quatro metros acima de nossas cabeças. Peito estufado (o peito desse parecia o de um chester da Perdigão), o bico arrumado, todo garboso. O Engraxate me informou que ele fica entre a Loja Nacional, o Conquistão, a Gabriela Modas e o Banco Itaú. Fiquei imaginando a inteligência do Bem-te-vi. Além de tudo tinha bom gosto. Comida e água não lhe faltam. Tudo de primeira. O que falta mesmo é a gente prestar atenção à Vida. Há tanta coisa bonita prá se ver. Cordial abraço. ……… Paulo Pires


Os comentários estão fechados.