Educação: após 78 dias, manifestantes contra a PEC-55 vão deixar o campus da UESB em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Em assembleia realizada na noite desta sexta-feira (6), estudantes ligados ao Ocupa UESB resolveram deixar o campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia após 78 dias. A expectativa é que a desocupação aconteça neste final de semana. Em nota enviada ao BLOG DO ANDERSON, dirigentes do movimento falaram sobre o assunto. Confira a nota pública

Como divulgada em nota anterior, a ocupação foi mantida por tempo indeterminado para que se avançasse as negociações com a reitoria, após avaliado que estas não estavam saindo a contento. Em assembleia no dia vinte e nove de dezembro foi deliberado que faríamos uma última tentativa de negociação, propondo um documento mais incisivo, que apresentasse compromissos mais firmes. Na mesma assembleia foi indicado o dia nove de janeiro para a desocupação do campus, essa informação permaneceria sigilosa apenas para estudantes, não podendo propagada por meios pouco confiáveis como redes sociais; o motivo de tal sigilo era manter a possibilidade de avanço nas negociações. Poucas horas após o envio do documento para administração da Universidade soubemos através do site da instituição que a reintegração de posse já havia sido pedida no dia dezenove de dezembro. Ainda assim conseguimos nos reunir com a administração e fazer alterações no documento proposto pelo reitor, que recusou-se a reunir-se pessoalmente com o movimento e a assinar o termo proposto por nós. Na reunião com a administração, foram feitas alterações no ofício 497/2016, para que se chegasse a uma síntese entre ambos documentos. Mesmo que a desocupação já estivesse sinalizada lamentamos que as negociações não tenham saído a contento e nossos ganhos tenham sido recuados. A decisão de não interromper o movimento para que houvesse ao menos ganhos materiais não anula o nosso objetivo a longo prazo, que é a emancipação da classe trabalhadora. Ficamos por compreender a necessidade de ganho materiais, mas compreendemos também que o movimento não se mede por esta régua e sim pela capacidade de organização e envolvimento dos trabalhadores. A avaliação final do movimento e a oficialização da desocupação foi feita na Assembleia da noite de sexta-feira (06/01/2017) no Módulo do Luizão às 19:00 horas.


3 Respostas para “Educação: após 78 dias, manifestantes contra a PEC-55 vão deixar o campus da UESB em Vitória da Conquista”

  1. Juvencio cardoso

    Pergunto,resolveu alguma coisa, pura palhaçada,não respeitara o direito de quem não queriam a tal greve.

  2. Joilson Bergher

    Certamente os estudantes da UESB, deve ter avaliado que essa PEC-241/55, vai impedir literalmente que haja avanços em todas as áreas sociais no Brasil, principalmente, na educação dita superior. Avançar ou retroagir? Sinais claros foram dados: Aumentar os salários dos professores e funcionários da Educação, então, nem pensar, investimentos em ciência, tbm, nem pensar. Assim como à outros setores – evidenciam os reais objetivos do golpe de Estado que derrubou a presidente da República, Dilma Roussef (PT), e deixa claro que para impedir a ofensiva demolidora das condições de vida do povo, incluindo a destruição do ensino público, é preciso derrotar o golpe e impedir o seu avanço no sentido de uma ditadura. É certo que novas formas de lutas, estão em curso. Enquanto isso, na Bahia, têm-se um governo, do PT, de muito blá, blá, blá, tbm com um discurso de Estado minimo, ora, ora, ora.

  3. Irineu José Henriques Filho

    Resolveram voltar a fazer suas obrigações? ESTUDAR.

Os comentários estão fechados.