Homenagem Póstuma: IAF presta homenagem a Teori

Foto: Divulgação | STF

O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF/IAF Sindical)presta homenagem à memória do saudoso Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Albino Zavascki pela passagem do trigésimo dia do seu falecimento, ocorrido em acidente aéreo na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro. A missa de 30 dias da morte de Teori Zavascki ocorreu na última sexta-feira (17), na Catedral de Brasília, e reuniu familiares e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). >|>|>|>|>|

TEORI ZAVASCKI E O IAF

Teori Zavascki em 03 de março de 2008, então Ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ, participou em Salvador do Seminário promovido pelo IAF “Carreiras de Estado Administração Tributária” em que proferiu a Palestra “O Fisco e o Poder Judiciário”.

Nesta palestra, o Ministro Teori ressaltou que o Princípio da Moralidade Administrativa constitui um dos dispositivos mais arrojados da Constituinte. Abordou ainda as questões da imoralidade, ilegalidade e improbidade administrativa, e declarou que é preciso repensar profundamente sobre as relações entre o Poder Judiciário e os Poderes Legislativo e Executivo, sendo que um dos principais pontos, é a questão do controle que a fiscalização exercida pelo auditor traz, reforçando assim, o seu aspecto de essencialidade e Carreira de Estado.

A presença desse grande jurista em nosso seminário em 2008 foi motivo de grande orgulho para os auditores fiscais da SEFAZ Bahia, que já identificavam naquela oportunidade, todos os requisitos profissionais, morais e éticos do Dr. Teori Zavascki, e que o tornariam um dos ícones do Judiciário do Brasil.

BREVE HISTÓRICO

O Ministro Teori Zavascki nasceu em 15 de agosto de 1948 em Faxinal dos Guedes (SC), formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Era mestre e doutor em Direito Processual Civil pela mesma universidade.

Após uma carreira brilhante de 41 anos, Teori Zavascki tornou-se, em novembro de 2012, ministro do STF na vaga deixada pelo ministro Cezar Peluzo, que havia se aposentado no mesmo ano.

O ministro Teori Zavascki faleceu aos 68 anos e ocupava à época a Relatoria dos processos da Operação Lava Jato no STF, onde era considerado por juristas e também por seus pares como um dos ministros mais técnicos da Suprema Corte.

RECONHECIMENTO

O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF/IAF Sindical) presta, portanto, essa singela homenagem à memória do ministro Teori Zavascki, um dos mais brilhantes juízes da Suprema Corte, ao tempo que se solidariza com seus familiares e inúmeros admiradores.


Os comentários estão fechados.