Saúde Pública: com crise renal, mulher conquistense aguarda cirurgia no Hospital das Clínicas

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON esteve na manhã desta quarta-feira (22) na casa de Andréia Aparecida Oliveira Cardoso, de 42 anos. Ela, que esteve internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista e Hospital São Geraldo, recebendo alta na última segunda-feira (20), aguarda o chamado para ser submetida a uma cirurgia renal. “Tenho crises renais todos os dias, fui ao Pronto Socorro várias vezes, fiquei internada por quase dois meses, recebi alta para aguardar a cirurgia em casa. Pediram para procurar o TFD [Tratamento Fora de Domicílio] e quando procurei me informaram que não resolvia lá, que a Prefeitura não manda mais ninguém com esses casos para Salvador e aí eu fiquei a mercê sem conseguir atendimento para resolver o meu problema, pois necessito da cirurgia porque o meu caso está se agravando a cada dia que se passa”, disse Andréia Aparecida durante entrevista. De acordo com Andréia, o caso foi registrado na Ouvidoria Geral do Município.

Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que o nome da paciente em questão não foi encontrado em seus registros. “É preciso que ela se dirija à Central de Marcação para dar entrada no TFD e incluir o nome na fila das marcações para o Hospital das Clínicas [Hospital Universitário Professor Edgard Santos]. Para alguns casos de litíase não há tratamento disponível em Vitória da Conquista. Os casos desta natureza são encaminhados para tratamento no Hospital das Clínicas em Salvador”, diz um trecho do informativo. “A Central de Marcação entra em contato com o Hospital das Clínicas, em Salvador, marca a avaliação e encaminha o paciente. O endereço é Endereço Rua Coronel Gugé, s/n, Centro – próximo à Sede da Prefeitura. Telefone: (77) 3424-8924”. Leia a nota na íntegra.

NOTA BLOG DO ANDERSON

Sobre a reclamação encaminhada à Secom, o nome de Andréa Aparecida Oliveira Cardoso não consta como paciente cadastrada no TFD – Tratamento Fora de Domicílio. O único cadastro encontrado nos registros com o nome em questão consta como acompanhante da paciente Sonia das Graças Oliveira Cardoso, cujo prontuário encontra-se inativo no TFD, pois não comparece ao mesmo desde Outubro de 2012, quando foram liberadas passagens para Salvador e, também, ajuda de custos. Na época, ela estava fazendo tratamento no Hospital Santa Isabel, na capital. Desde então, não houve mais nenhum registro, tanto na pasta do TFD quanto nas pastas do Santa Isabel e do Hospital das Clinicas. É preciso que ela se dirija à Central de Marcação para dar entrada no TFD e incluir o nome na fila das marcações para o Hospital das Clínicas.

Para alguns casos de litíase não há tratamento disponível em Vitória da Conquista. Os casos desta natureza são encaminhados para tratamento no Hospital das Clínicas em Salvador.

Para tanto, o paciente deve se dirigir à Central de Marcação, com a seguinte documentação:

– Laudo do TFD (Tratamento Fora de Domicílio);

– Original e cópia do RG;

– Original e Cópia do CPF;

– Cartão do SUS.

A Central de Marcação entra em contato com o Hospital das Clínicas, em Salvador, marca a avaliação e encaminha o paciente. O endereço é Endereço Rua Coronel Gugé, s/n, Centro – próximo à Sede da Prefeitura. Telefone: (77) 3424-8924.

Secom

22 de fevereiro de 2017


Os comentários estão fechados.