Tecnologia: Coelba investe em Carro de Termovisão para evitar interrupção de energia

Foto: Divulgação

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia investiu R$ 1,5 milhão em três unidades móveis do Carro de Termovisão, veículos equipados com câmera de zoom com capacidade para ampliar a imagem em até 40 vezes, em 360°, e uma câmera térmica, capaz de identificar um ponto aquecido, fora do normal na rede elétrica, evitando assim uma possível interrupção de energia por este motivo. A estreia do equipamento móvel será na Micareta de Feira de Santana, que começa nesta quinta-feira (18). >>>>>>>>

As fotografias da câmera térmica, que captura qualquer tipo de calor, são enviadas para o computador que fica dentro do veículo. O software faz o tratamento da informação da imagem para identificar o problema. A partir daí, os inspetores enviam o relatório da situação para a área responsável, que inclui o local na rota de manutenção com aviso de prioridade.

Essa inspeção já é realizada com equipamento semelhante, mas as imagens são encaminhadas pelas equipes de manutenção para a avaliação no Centro de Operações da Empresa. “A utilização do carro de Termovisão vai aumentar a velocidade e a capacidade de inspeção nos equipamentos da rede, já que a avaliação do problema é feita na hora”, analisa José Carlos Porpino, gerente do departamento de Operação Salvador.

Além de Feira de Santana, Salvador e Vitória da Conquista já possuem o veículo. Itabuna, Juazeiro e Barreiras são as próximas cidades a receber o carro, que vai atender também aos municípios vizinhos. O projeto prioriza as áreas urbanas das grandes cidades para garantir eficiência no serviço desses locais.


Os comentários estão fechados.