Aviso de Greve: com reajuste ‘zero’, servidores municipais deflagram paralisação geral em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Plenário Vereadora Carmem Lúcia lotou na manhã desta terça-feira (16) para uma grade assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (SINSERV). Após muitas explanações o presidente do SINSERV deflagrou greve que poderá ser iniciada na manhã da segunda-feira (22). A categoria tem como principal objetivo o reajuste salarial no valor de 10%, no entanto em mesa de negociação o Governo Municipal disse que a proposta não foi acatada pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira.

Sendo assim, os salários permanecerão congelados, eis o motivo da revolta dos trabalhadores. Do Legislativo Conquistense os manifestantes seguiram até a Prefeitura de Vitória da Conquista na tentativa de conversar com o gestor municipal, mas até o meio dia ainda não haviam sido atendidos. “Fora Geanne”, “Prefeito fujão”: eis um dos gritos em protestos a professora Geanne de Cássia Oliveira Nascimento e ao prefeito Herzem Gusmão Pereira. Em nota, “a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informa que atendeu 42% da pauta de reivindicações apresentada pelo Sinserv, inclusive, o reajuste de 25% do auxílio- alimentação. No entanto, a postura, neste momento, é de prudência, diante da projeção da receita líquida do município e da Lei da Responsabilidade Fiscal. 

A Administração Municipal já apresentou aos Sindicatos os índices financeiros, destacando a preocupação com a manutenção do limite prudencial de 51,3% da sua receita gastos com a folha de salários; limite esse que visa garantir que outros serviços públicos sejam mantidos e a população em geral não seja prejudicada. O Governo Municipal está trabalhando com a hipótese da reforma administrativa, já agora no segundo semestre, que desenhará um novo cenário de carreira e de adequação do servidor. Além disso, a Administração informa que o aumento de 25% no vale-alimentação, para todas as categorias de servidores, será pago por meio de cartão. A Prefeitura informa ainda que, em razão de uma parceria recentemente firmada com a Unimed, uma proposta de plano de saúde estará disponível aos servidores municipais a partir de 1º de julho.

Se aderir, o servidor terá direito a uma tabela diferenciada. Entre as vantagens, não haverá carência, taxa de adesão nem co-participação, além da possibilidade de inclusão de dependentes. O Governo Municipal adotou uma postura de diálogo, tendo ouvido os sindicatos, recebido os representantes dos servidores em diversas ocasiões e esclarecido, em detalhes, o quadro financeiro atual do município”. Confira a seguir uma entrevista com o presidente do SINSERV, José Marcos Santos Amaral, quando ele falou sobre esse movimento.


Os comentários estão fechados.