Jorge Maia: Uma ideia na cabeça um cine clube à mão

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | [email protected]

Eu não me conformei com o fechamento da Canal 3. Já são quase dois anos sem a locadora de DVDs, minhas tardes de sábado passeando por suas prateleiras, relendo cada comentário, inclusive dos filmes que já assistira várias vezes, mas aquele era um dos encantos da locadora, sem contar com o reencontro de velhos amigos que a frequentavam. As tardes de sábado ficaram mais pobres. >>>>>|||>>>|

O brasileiro usa o verbo ver no sentido de pegar, de tocar. O deixe-me ver significa deixe–me pagar. Pegar a capa do filme, ler o comentário e depois pedir a opinião de alguém que já assistira ao filme. A única coisa chata era ter dia e hora para devolver o filme, pois havia uma multa. Tudo compensado pela chegada dos lançamentos e dos clássicos, disputados pela reserva da cada dia.

Outros sistemas de locar filmes não têm o encanto do ir à locadora, não há contatos humanos e os lançamentos custam a chegar e os clássicos saem da relação depois de algum tempo. Tudo isso levou a pensar em algo que tornasse possível a volta dos DVDs compartilhados de algum modo.

Ficando pensando que não seria difícil para os diversos grupos organizarem suas dvdtecas, aplicável aos condomínios fechados, aos sindicatos, aos alunos de cada turma, aos professores de cada colégio, também aos grupos de amigos com a administração de um deles, tal qual os grupos de whatsapp.

Cada grupo estabeleceria as suas regras e forma de ingresso e de saída, imagino que uma boa sugestão seria a aquisição de um dvd e em pouco tempo teriam um acervo bem significativo.

Ter acesso ao filme  que escolher, convidar amigos ou reunir a família, fazer pipoca, sucos, interromper o filme porque as crianças começam a brigar, ou porque alguém quer ao banheiro é uma forma de compartilhar mais engraçada do que trágica e são acrescentadas aos comentários sobre o filme.

A cultura e a diversão por meio do cinema são das mais significativas e com a modalidade do cine clube dvd fica mais barato, uma vez que o custo deverá ser repartido entre todos os participantes e a qualidade será do agrado de todos, pois o gênero e outros aspectos serão decididos pelo grupo. Penso que a ideia é interessante, quem quiser faça bom proveito e não se esqueça de me convidar para conhecer o acervo, ou quem sabe emprestar-me alguns filmes. 150517

 


Os comentários estão fechados.