Partido dos Trabalhadores: militantes iniciam debates para escolha do novo presidente durante Congresso na Bahia

Fotos: Divulgação | Jonas Santos

Cerca de 310 delegados petistas devem votar para eleger o novo presidente da sigla na Bahia, durante o Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores, que começou nesta sexta (19) e vai até o domingo (21), em Salvador. A abertura das atividades na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), aconteceu em meio ao caos político criado pela delação dos donos da empresa JBS, envolvendo pagamento de propinas para o presidente Michel Temer (PMDB) e para o senador Aécio Neves (PSDB). O ex-ministro e atual secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, além de prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais e representantes de diferentes movimentos sociais, populares e sindicais estiveram no início dos trabalhos. “Quem tem que tirar Temer da Presidência é o povo nas ruas e não a Rede Globo. Mas esse congresso deve unir forças para que o PT enfrente esse período. Temos de trabalhar melhor a nossa diversidade dentro do partido”, diz Wagner

Para o parlamentar Valmir Assunção (PT-BA), membro da tendência Esquerda Popular Socialista (EPS) e delegado da chapa Optei, “o congresso é de suma importância para alinhar as estratégias”. “Precisamos urgentemente de uma eleição direta, fortalecer o partido e seguir com o projeto de sociedade que o PT aplica na Bahia desde o governo de Jaques Wagner. Sem falar que temos a tarefa de, em 2018, reeleger Rui Costa, e garantir a eleição de Wagner no Senado, além de ter uma boa frente para Lula retornar à Presidência da República”, aponta Valmir. Neste sábado (20), acontece os debates setoriais, onde devem sair decisões importantes, envolvendo políticas e atuação do MST, LGBT, MSTS, além dos movimentos negro, de mulheres, indígenas, quilombolas, e políticas de drogas.

No domingo (21), a militância do PT elege seu novo comandante estadual. 310 delegados escolherão o novo presidente da sigla em um processo direto. A próxima etapa de debates será em São Paulo, no mês de junho, quando o partido se reúne para eleger o presidente nacional. Marcaram presença no evento, deputados​ federais como Luiz Caetano, Jorge Solla, Waldernor Pereira, Robinson Almeida, a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho, a deputada estadual Luiz Maia, os vereadores Moisés, Suíca e Marta, além de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre outros.


Os comentários estão fechados.