Crise Hídrica: Barragem Água Fria atinge 79% de sua capacidade, mas o racionamento continua em Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Neste mês de maio completou um ano do racionamento do abastecimento de água em Vitória da Conquista. Em entrevista ao UESB Notícias desta segunda-feira (29), o gerente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), André Ribeiro Castro, no início desse processo a Barragem Água Fria estava com 34% de sua capacidade operacional, hoje a situação é outra.

“Neste momento a Barragem nós chegamos a 79% do nível operacional. Embora o racionamento tenha servido para elevar o nível da Barragem de Água Fria II, associada ao sistema Catolé que nos ajuda bastante, infelizmente ainda não temos segurança para acabar com o racionamento”, afirmou André Ribeiro.

“Nós fizemos algumas simulações, se nós acabássemos neste momento e voltássemos a distribuir para a população o volume que nós distribuíamos antes, nós chegaríamos novamente aos 34% do início do racionamento 2016 em dezembro desse ano”, explicou. Segundo ele para manter o líquido terá que contar com chuvas, no entanto para evitar esse risco o caminho se deu em postergar o racionamento.

Ainda de acordo com o gestor da EMBASA, a solução definitiva para esse problema só será resolvida com a Barragem do Catolé que deverá ficar pronta em 36 meses, porém ainda sem dada para início das obras. “Até lá nós só poderemos acabar com o racionamento se as chuvas forem regulares”, frisou. O BLOG DO ANDERSON esteve em Barra do Choça nesta última segunda feira de maio registrando imagens atuais da Barragem Água Fria, responsável pelo abastecimento em Vitória da Conquista e Belo Campo.


Os comentários estão fechados.