Crise na APAE: com cofres vazios e sem receber repasses públicos, instituição atrasa salários em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O BLOG DO ANDERSON foi procurado na última semana por servidores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que se queixam de atrasos salariais em Vitória da Conquista. Em entrevista ao Brasil Notícias, a diretora da APAE, Daisy Cristina Rocha Placha Soares, reconheceu o problema. “Não só a APAE de Vitória da Conquista, mas acredito que todas as instituições aqui do Município tem enfrentado diversas dificuldades a nível financeiro. Nós tivemos na Gestão Municipal passada, no ano passado não foi repassado a subvenção municipal que as instituições recebem. Também não foram repassados os recursos referente ao cofinanciamento. estadual e federal que a APA por estar numa proteção especial de atendimento com pessoa com deficiência também não houve esse repasse de recurso financeiro. Então estamos praticamente há um ano e oito meses sem receber”, explicou a dirigente que tem se reunido com órgãos da Prefeitura de Vitória da Conquista para tratar sobre o assunto. Segundo Dayse, quem tem segurado as contas da instituição é a comunidade. “Nesse ponto a gente quer agradecer de coração a comunidade que sempre tem respondido a nossos apelos, a nossas chamadas”, complementou.

Ainda de acordo com a gestora, após as assinaturas dos contratos a expectativa é que os recursos estejam disponibilizados dentro de três meses. Em nota ao BLOG DO ANDERSON, “a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, esclarece que existe um recurso do Fundo Municipal de Assistência Social que deve ser repassado para algumas instituições não governamentais. No entanto, para que o repasse seja feito, segundo a nova legislação, é necessária a regulamentação dessa parceria por meio de um dispositivo legal, como um decreto ou lei específica. A gestão anterior não teve o cuidado de fazer tal regulamentação. Entretanto, o Governo Mais Perto de Você já está providenciando este decreto de modo a criar as condições necessárias para que o repasse do recurso seja feito. Inclusive, já foram realizadas reuniões entre a Secretaria e as instituições, no intuito de ouvi-las, e a Procuradoria Geral do Município e demais secretarias afins porque este marco regulatório influi também em políticas públicas além da assistência social”. Para realizar doações é só ligar para o telefone: (77) 2102-7100.


2 Respostas para “Crise na APAE: com cofres vazios e sem receber repasses públicos, instituição atrasa salários em Vitória da Conquista”

  1. Romilson

    Quanto custa esta APAE ? Isto também precisa ser dito.

  2. Santos

    Nossa, isso chega a ser desumano, Como podem deixar os funcionários com salários a mais de três meses atrasados? São País e Mães de família que dependem de seu salário para pagar suas contas e levar comida para suas casas, onde estão os órgãos competentes para verem a situação desses trabalhadores? É triste!!!!

Os comentários estão fechados.