Centro Sul Baiano: círculos cheios de videiras mudam o cenário da Chapada Diamantina

Fotos: Reprodução | Globo Repórter

No coração da Bahia, uma paisagem plana a perder de vista. Até que um degrau de rochas rasga a terra. Não é uma barreira. É um convite.  A equipe do globo Repórter subiu até onde os rios fazem caminhos sinuosos e a Chapada Diamantina, no Centro Sul Baiano, mostra seus segredos. No fundo da caverna escondida, o raio de sol revela um azul improvável. Mergulhar na Chapada é encontrar cenários que a natureza foi esculpindo por milhares de anos. Os primeiros exploradores a chegar na região foram os garimpeiros, que vieram atrás dos diamantes que eram encontrados facilmente na beira dos rios.

Demorou bastante tempo depois da exploração dos diamantes para que os turistas descobrissem que a Chapada Diamantina era um lugar único no mundo. Agora, além de turista, sabe o que mais que adora lugar único? É vinho. E é seguindo o caminho dos primeiros garimpeiros que a equipe do Globo Repórter foi procurar o vinho da Chapada Diamantina.  E é no pé da Chapada que se encontra os novos garimpeiros, tratando videiras como se fossem diamantes. Agricultura não é novidade no local. A Chapada Diamantina é uma importante região produtora de frutas, batatas e de um dos melhores cafés do Brasil.

E foi justamente batata e café que a família do Fabiano Borré começou a cultivar décadas atrás. Ao encontrar o café no ponto exato para ser colhido, o Fabiano viu quase um sinal. O vinho que ele está produzindo ainda está em fase experimental. Só deve chegar ao mercado nos próximos anos. E vai ser a primeira sementinha de uma ideia que o Fabiano quer ver frutificando também entre os pequenos produtores. Será que as raízes das videiras podem segurar os agricultores no campo? “Queremos perpetuar isso por mais cem, duzentos, trezentos anos. E isso jamais vai acontecer se as pessoas que estiverem ao redor também não estiverem se perpetuando, não estiverem sendo mantidas no campo, estiverem tendo uma renda justa no trabalho. Isso é importantíssimo”, diz Fabiano. Informações do Globo Repórter.


Os comentários estão fechados.