SAMU 192: falta de macas seria o motivo da suspensão de resgates em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em contato com o BLOG DO ANDERSON na noite da terça-feira (4), emocionado, um cidadão conquistense pedia ajuda para salvar a sua mãe de 70 anos vítima de uma queda em sua casa. “Liguei para o SAMU disse que não pode vir fazer o resgate por falta de macas. Pediram para eu mesmo leva-la ao hospital”, disse o jovem. Ainda confiante na chegada da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ele aguardou, mas foi preciso adaptar o seu carro para conduzi-la até a Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista. Esse tipo de situação tem se repetido com muita frequência e o BLOG DO ANDERSON procurou a Prefeitura de Vitória da Conquista para saber sobre esse assunto. Por meio de nota a Administração Municipal confirmou a versão que chegou ao BLOG DO ANDERSON. “O SAMU 192 informa que o problema relacionado à falta de macas não depende exclusivamente do serviço, considerando-se que existe a retenção das mesmas pelos hospitais, principalmente o HGVC e, também, quando outros municípios levam as macas em suas ambulâncias próprias.

Muitas destas acabam não retornando para o serviço. O SAMU conta com 17 macas, o que representa mais de 3 vezes o número de ambulâncias. Unidades de outros municípios vêm trazer pacientes e acabam levando as macas do SAMU 192 Vitória da Conquista.Além disso, frequentemente, elas são utilizadas como leitos hospitalares, pois a quantidade de leitos insuficiente nos hospitais faz com que os pacientes que são conduzidos pelo serviço fiquem sem ter onde ficar e, por isso, as macas são liberadas para ficar no local. Desde a última sexta-feira, 30/06, o SAMU está operando com um numero muito pequeno de macas, sendo que ontem, 04/07, não havia nenhuma maca disponível durante todo o dia e também à noite. Mesmo assim, apesar da falta de macas, as viaturas são enviadas para atender ocorrências em situação de risco total (parada cardiorrespiratória, acidentes com necessidade de imobilização na prancha, longa, dentre outras). A ocorrência em questão foi a queda da própria altura de uma paciente de 70 anos, e o médico que atendeu informou sobre a situação e da falta de macas.

O SAMU 192 informa, ainda, que faz o possível para recuperar as macas, inclusive deixando equipes no HGVC até que a maca utilizada no atendimento seja liberada. São enviados, também, ofícios para a direção da Unidade pedindo a liberação das mesmas. Quando o paciente fica internado na maca, esta só é liberada quando acontece a alta. O SAMU 192 não pode obrigar o Hospital a devolver as macas quando não têm onde colocar os pacientes. No próximo dia 19/07, às 17hs, haverá uma reunião com o comitê gestor para tentar elaborar uma maneira de resolver o problema junto ao HGVC”, diz o comunicado. O BA também buscou informações no Hospital Geral de Vitória da Conquista, no entanto a alegação do Executivo Conquistense não foi confirmada. “Anderson, de acordo com a Diretoria Administrativa essa alegação é falsa. O HGVC sempre libera as macas quando vêm buscar”, respondeu a Assessoria de Comunicação do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Como informou a Administração Municipal, somente no dia 19 de julho poderá chegar num consenso.


6 Respostas para “SAMU 192: falta de macas seria o motivo da suspensão de resgates em Vitória da Conquista”

  1. Pollyana

    Bom dia Anderson.Infelizmente a informação do SAMU é verdadeira sim.No meu periodo de estagio no HGVC,presenciei diversas vezes a retenção das macas pelo hospital,com a alegação do hospital ñ ter onde colocar os pacientes.Eu e meus colegas vimos ambulancias paradas na emergência aguardando as macas serem liberadas.

  2. Sabrina

    Como estudante frequentadora do HGVC também já vi diversas vezes pacientes internados na maca da SAMU, nos corredores. O hospital não tem leito e usa as macas por falta de lugar pra por os pacientes =/ Aí o atendimento de emergência das ambulâncias fica prejudicado.

  3. SANTOS

    É FACIL, É SÓ O HGVC ABRIR AS PORTAS PRO BLOG CONFERIR QUEM FALA A VERDADE ATÉ QUE O HGVC PROVE O CONTRARIO EU FICO COM O SAMU

  4. LÍLIA

    Nã0 tem como ter maca mesmo, pois os os pacientes estão sendo atendidos e ficam internados no Hospital de Base na própria maca que chegaram do resgate. Sem mencionar que ficam muito tempo (até horas ) deitados nessa misera maca aguardando os primeiros socorros. Uma situação que o sujeito chega a desejar a morte.Eu sentir como estivesse pagando alguma penitencia e se morresse naquele momento iria direto pro céu.

  5. Fernanmar

    A versão do SAMU é totalmente verídica uma vez que basta se observar a quantidade de macas existentes de ambulâncias dentro dos hospitais, onde se cria leitos para os pacientes nas macas onde deveriam estar nas ambulâncias para prestar o melhor atendimento a população. Se a administração do hospital investisse na compra de macas próprias para o hospital a maca da ambulância não ficaria retida e voltaria para as unidades para poder socorrer a população com mais conforto e dignidade. O serviço do SAMU é de excelência. O problema é que o serviço faz parte de um sistema que muitas vezes não coopera com o bom desempenho do 192.

  6. Ricardo

    Absolutamente verdade! Além dos pacientes ficarem internados nas macas do SAMU 192, ainda quando liberados, a administração do HGVC orientam os maqueiros a reter as macas em um local apropriado. Já presenciei 5 macas do SAMU 192 escondidas, inclusive 2 de outros municípios. Quando eu ter outra oportunidade, vou tirar fotos das macas escondidas e enviar para os blogs.

Os comentários estão fechados.