Partido Comunista do Brasil: Renato Rabelo debate sobre atual cenário brasileiro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A grave crise política que o país vive é o ponto de partida do debate com Renato Rabelo que acontece na noite desta sexta-feira (15), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista O presidente da Fundação Maurício Grabois e ex-presidente nacional do PCdoB é o convidado de honra do Debate “Frente Ampla: novos rumos para o Brasil”. Referência para o pensamento da esquerda brasileira, Rabelo fará uma análise da atual crise que atinge a raiz da democracia nacional, analisando como os problemas econômicos são parte de um processo mais amplo de um colapso social e moral no país.

O evento foi organizando pelo PCdoB de Vitória da Conquista e movimentos sociais e tem o apoio do mandato do deputado estadual, Jean Fabrício Falcão (PCdoB). Renato Rabelo é baiano de Ubaíra e ingressou no Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em 1972. Sua militância teve início no movimento estudantil, quando entrou pra Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Nessa fase chegou a ser eleito vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Participou ativamente da luta contra à ditadura militar e foi obrigado a partir para o exílio. Em 1979, com a Anistia, retorna ao país, e, desde então, participa ativamente dos processos de retomada e fortalecimento da democracia. Em 2011, por indicação de João Amazonas, líder histórico dos comunistas, Rabelo foi eleito presidente da legenda. Liderou o partido até 2015, sendo substituído pela deputada federal Luciana Santos (PE). Para o líder comunista, o grande desafio da instituição na atualidade é o desenvolvimento de uma teoria revolucionária, “procurando construir uma alternativa consequente e viável para o tempo em que nós vivemos”.


4 Respostas para “Partido Comunista do Brasil: Renato Rabelo debate sobre atual cenário brasileiro em Vitória da Conquista”

  1. Oxe

    Cadê o público?

  2. ilza oliveira nascimento

    E ainda existe essa tal ideologia comunista?

  3. cesar

    Esse pessoal não acha que ostentar bandeira de “comunista” n’um já tá meio defasado não?

  4. ISRAEL PEREIRA ANDRADE

    Depois de quase 30 anos da queda do muro de Berlim e reintegração das Alemanhas e de todos os países da ex-tinta URSS.Restando Coréia do Norte,Cuba e Venezuela(todos com seus ditadores ESQUERDIOPATAS) .Essa turma ainda resistem e insistem com Comunismo()!

Os comentários estão fechados.