Evento na Cidade: Exposição de Orquídeas atrai admiradores e cultivadores em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Esta sexta-feira (6) foi diferente para quem costuma passar pela Praça Orlando Leite, conhecida como Pracinha do Gil. No espaço, foi montada a Exposição e Feira Orquídeas de Vitória da Conquista, promovida numa parceria entre a Associação Orquidófilos Conquistenses Associados (Acor). A Acor tem como conceito básico fomentar o cultivo e a cultura de orquídeas.  “Por isso, não podíamos deixar restrito apenas entre nós. Outras pessoas precisam conhecer e sentirem-se convidadas a participar conosco. Na feira, todo mundo pode adquirir plantas nobres, com tratamento fitossanitários, sadias, para embelezar a casa, embelezar o jardim”, explicou o presidente da Acor, Raymundo Reis.

Entretanto, esse não é o único objetivo da ocasião. O outro é promover a ideia de implantação de um orquidário municipal, previsto para funcionar dentro do Horto Florestal de Vitória da Conquista. O projeto desse novo equipamento, que já está pronto, foi lançado durante a Expo-Orquídeas e quem visitar a feira poderá conhecê-lo. “Pensando em uma utilidade maior para o nosso trabalho, pensamos na criação de um orquidário municipal. Então, vamos ser mais úteis ainda para nossa cidade. A Prefeitura abraçou a nossa ideia, nos apoiou e colocou à disposição um espaço no horto florestal para escolhermos. Lá, vamos construir o orquidário municipal que vai ser grande, cerca de 300 m², com toda a tecnologia disponível. Temos todo o apoio do poder público e da iniciativa privada para essa construção maravilhosa”, explicou o presidente da Acor.

Em visita o prefeito Herzem Gusmão Pereira reafirmou a parceria e a importância da mesma para Vitória da Conquista. “Nossa cidade é conhecida como terra das rosas e agora será conhecida também como a terra das orquídeas. O orquidófilo Raymundo Reis e a associação têm muita sensibilidade. Ele chamou a Prefeitura para a parceria e nós já batemos o martelo. Seguramente, teremos o primeiro orquidário da Bahia, que vai funcionar no horto”, disse o prefeito. Para compor o acervo desse futuro orquidário, a associação conta com as doações de quem for frequentar a Expo-Orquídeas. Quem quiser adquirir orquídeas e doá-las, pode registrar a doação ali mesmo. Mas os doadores também poderão levar suas orquídeas de casa, se assim preferirem.

A programação do evento, que segue até este domingo, 8, inclui ainda homenagens póstumas a pessoas que foram colaboradoras e participantes da Acor, ao longo das duas décadas de atuação da entidade: o padre Bruno Baldacci, que atuou na paróquia Nossa Senhora das Candeias, a empresária Maria Emília Caminha de Castro, que foi diretora da Rádio Clube de Vitória da Conquista, e Sarah Velley Matos, uma das fundadoras da associação que reúne os orquidófilos da Capital do Sudoeste Baiano.


Os comentários estão fechados.