Chapada Diamantina: secretário encerra ação em Rio do Pires com estratégia de combate a incêndio

Fotos: Divulgação | SEMA

Em missão em Rio do Pires, designada pelo governador Rui Costa, o secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Geraldo Reis, se reuniu nesta segunda-feira (16) com a comunidade local, gestores municipais, brigadistas, Corpo de Bombeiros e equipe técnica do  Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para a formação de um comitê de crise, que atua no combate ao incêndio de grandes proporções que atinge o município desde a última quinta-feira (12). O incêndio atinge a Serra de Santa Maria, em Ibiajara, distrito de Rio do Pires, e ameaça área de nascente que abastecem a comunidade local. A Brigada “Anjos da Chapada”, juntamente com a população local, combatem os focos desde o primeiro dia de ocorrência do fogo, quando foi acionado o 7° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Vitória da Conquista.

Atualmente, 31 homens do Corpo de Bombeiros Militar e 23 brigadistas estão atuando no combate às chamas. Sete picapes tracionadas e um caminhão-tanque dão suporte às ações. Um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia – Graer foi encaminhado pelo governador Rui Costa para reforçar os combates nos locais de difícil acesso. Para o secretário Geraldo Reis, “em momentos de dificuldade, a comunidade fortalece seus laços de companheirismo e solidariedade. É com esse espírito que saio hoje do município de Rio do Pires, onde vim cumprir uma missão designada pelo governador Rui Costa, ampliando as ações de combate aos incêndios na Serra de Santa Maria.

Formamos um comitê de crise integrando Sema, Inema, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Graer, brigada Anjos da Chapada, prefeitura municipal e comunidade, com o objetivo de definir estratégias e garantir o apoio técnico às ações. São mais de trinta homens do Corpo de Bombeiros, 23 brigadistas, sete picapes tracionadas e um caminhão-tanque.” Ainda segundo o secretário, “um helicóptero da Graer garantirá o acesso dos brigadistas aos locais de difícil acesso, assegurando mais efetividade ao trabalho. Reiteramos nosso compromisso e parceria, ao tempo em que agradecemos pelo empenho de todos”, afirmou.


Os comentários estão fechados.