Divagando & Katilografando com Francisco Silva: qual o nome do Aeroporto Conquistense?

Foto: BLOG DO ANDERSON

Francisco Silva Filho | Advogado | [email protected]

Toda cidade desenvolvida, além de ter toda uma infraestrutura doméstica e urbana bem definida, não prescinde e jamais prescindirá de uma infraestrutura extra doméstica e extra urbana, que a qualifique diante das demais cidades regionais, bem como, das demais cidades do país. Em suas primícias, uma urbe estabelecida pelas regras da civilização, primordialmente, em seu nascimento ganha uma Bandeira, um Brasão e, principalmente, um Hino que a traduza em seus sentimentos filiais as suas qualidades, as suas riquezas, os seus anseios e suas virtudes. Leia a íntegra.

Uma urbe bem constituída nesses pressupostos, terá obrigatoriamente as suas estradas, os seus equipamentos públicos como hospitais, escolas, igrejas, estação rodoviária e também, igualmente importante, o seu aeroporto; meio de integração nacional com a sua existência.

Pois muito bem. Vitória da Conquista ganha um novo Aeroporto. Muito se falou e se questionou qual nome que deveria ser dado ou batizado esse novo e auspicioso aeródromo.

Eu de cá andei dando os meus pitacos, sempre, no afã de acomodar as divergências que por certo adviriam. E elas surgiram, nomes foram sugeridos, sempre com a intenção de homenagear este ou aquele falecido administrador da nossa cidade.

Isso eu não via com bons olhos… Ao contrário, nesse diapasão, sugeri, à boca pequena, um nome para o nosso aeroporto, que não viesse contemplar qualquer ex-administrador, por melhor que tenha sido ele; sugeri nomes intrinsecamente ligada à nossa origem: MONGOIÓS ou IMBORÉS.

Surpreendeu-me, todavia, que o Governador da Bahia, Rui Costa, já tenha batizado esse nosso novo Aeroporto com o nome de Glauber Rocha.

Particularmente, eu tenho alguns senões à esse batismo, seja pela influência que possivelmente recebera o Governador a que esse seja o nome, ou por outro lado, pela simpatia particular que ele deve ter ao falecido cineasta.

Desse modo, eu não posso fazer ouvidos moucos à essa homenagem ao cineasta; mais brasileiro e soteropolitano, que propriamente conquistense.

Na minha opinião, se algum nome entre pessoas há que ser dado para homenagear e nomear o nosso novo aeroporto, até mesmo, para apagar as fogueiras das vaidades, não seria o nome do Glauber Rocha.

Um grande vulto conquistense tem sido relegado ao ostracismo pós morte, mormente, em sua história de escritor, poeta e educador.

A história pessoal desse a quem faço referência, deve credenciar a que o nosso Aeroporto ganhe o seu nome.

*Euclides Dantas,*pelo seu apreço, amor, dedicação e sobretudo, por nos presentear com um dos mais belos hinos que uma cidade pode ter, certamente, seria, ou deveria ser signatário dessa honraria, pois que, tamanha demonstração de verdadeiro amor em seus versos que transcendem uma simples poesia, derramou-se em amor filial pela nossa cidade, deu-lhe vida e a imortalizou.

Ainda há tempo, Vitória da Conquista não pode se calar diante dessa atitude que, a meu entender, constitui-se arbitrária e por conseguinte, desmerecedora de qualquer apreço, posto que a sociedade conquistense não fora consultada!

Dessarte, um nome que sem dúvida coroaria a sua origem conquistense, outro não poderia ser que o do saudoso EUCLIDES DANTAS!!!

Curitiba, 28/09/2017
Francisco Silva Filho


Os comentários estão fechados.