História Conquistense: “Memórias do Hotel Albatroz: homenagem ao centenário de nascimento de Gildete Vianna”

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Está em exposição no Museu regional de Vitória da Conquista, “Memórias do Hotel Albatroz: homenagem ao centenário de nascimento de Gildete Vianna”. A mostra, que abriu na segunda-feira (6), tem como proposta destacar a importância do Hotel Albatroz para a história de Vitória da Conquista, já que o estabelecimento contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico conquistense.

Para a professora Ana Cláudia Rocha, vinculada ao Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com a exibição dos documentos, fotos e objetos do Hotel Albatroz, os visitantes terão a oportunidade de se aproximar da vida do município. “Esse é um momento de recuperação da memória de um estabelecimento que foi muito importante para a cidade. Se estuda pouco a história do comércio e da indústria de Vitória da Conquista. Então, essa é uma oportunidade rica para todos nós”, afirmou a docente.

Além de marcar as comemorações dos 177 Anos de Vitória da Conquista, a produção faz uma homenagem aos cem anos de nascimento do idealizador do Hotel Albatroz, que ficou conhecido como um grande empreendedor e importante empresário da cidade. Na abertura do evento, familiares do senhor Vianna, inclusive filhos que participaram da montagem da exposição, estiveram presentes e ressaltaram a emoção em poder ver a história do pai sendo recontada.

O Hotel Albatroz, inaugurado em 1952, foi considerado o mais tradicional hotel de luxo de Vitória da Conquista, hospedando, ao longo de sua existência, ilustres personalidades do cenário nacional e até internacional. Além dos leitos, o espaço também funcionava como restaurante e bar e tinha em suas dependências um salão de beleza e uma lavanderia. A “Memórias do Hotel Albatroz: homenagem ao centenário de nascimento de Gildete Vianna” segue aberta ao público, gratuitamente, até o mês de janeiro. A visitação acontece em horário comercial, no Museu Regional, localizado na Praça Tancredo Neves, Centro de Vitória da Conquista.


Uma Resposta para “História Conquistense: “Memórias do Hotel Albatroz: homenagem ao centenário de nascimento de Gildete Vianna””

  1. Dagoberto Correia de Souza

    Parabenizo a ilustre professora pela brilhante iniciativa em destacar pessoas que em muito contribuiram para o desenvolvimento de nossa cidade. Espero que esta exposição permaneça até início de dezembro quando então retornarei de Janaúba para visitá-la. Sugiro que hajam outras exposições com os verdadeiros empreendedores do passado conquistense. Ademar Galvão, Marinho de Andrade, Hormindo Barros, etc.etc….

Os comentários estão fechados.