Jeremias Macário: Deuses, túmulos e sábios

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | Jornalista | [email protected]

Final do século XV e início do século XVI. Era a época dos grandes conquistadores da Europa cristã, da inquisição. Como diz o autor do livro “Deuses, Túmulos e Sábios”, C.W.Ceram, um capítulo da história “tinto pelo vermelho do fogo e do sangue, recoberto de capuzes fradescos, demarcado pela espada.” Toda uma civilização foi decapitada por aventureiros sanguinários e cruéis. Leia a íntegra.

  Em viagem para a Índia (1492), o capitão genovês Cristóvão Colombo descobriu, na Costa da América Central, as ilhas Guanahani, Cuba e Haiti. Em viagens posteriores, Guadalupe, Dominica e Puerto Rico. Na mesma época, Vasco da Gama encontrou o mais próximo caminho para a Índia. Hojeda, Vespúcio e Fernão de Magalhães exploraram a costa sul do Novo Mundo.

  Pedro Alves Cabral aqui chegou ao Brasil em 1500. Pizarro e Almagro invadiram o império dos incas, no atual Peru. O Novo Mundo guardava riquezas incalculáveis como nova fonte de comércio e como tesouro para saquear. Os conquistadores iam por conta de Fernando e Isabel, de Carlos V e do Papa Alexandre VI, o Bórgia, que em 1493 dividiu o mundo entre Portugal e Espanha. Os exploradores iam por conta da sua Majestade Apostólica, sob a bandeira da Virgem Maria contra os “pagãos”.

   No dia 8 de novembro de 1519 o aventureiro Fernando Cortês com 400 espanhóis e seis mil nativos Tlascaltecos pisou no México, capital do Império Asteca. Com pompa, tapetes de algodão, com seus servos e ornado de ouro da cabeça até nas sandálias, foi recebido por Montezuma II.

  O repórter e historiador Bernal Diaz que acompanhou o conquistador escreveu a respeito do acontecimento inédito dizendo que nunca se esqueceu daquele espetáculo. “Está na minha memória como se fosse ontem. Foram duas épocas que se encontraram”.

Um ano depois Montezuma II estava morto e a cidade destruída. Sobre o fato, escreveu o filósofo Spengler, de que “este é o único exemplo de uma civilização que teve morte violenta. Não definhou, não foi sufocada ou detida em uma marcha de progresso. Foi assassinada em plena floração do seu desenvolvimento, destruída como um girassol cuja flor é cortada por um homem que passa”.

  Dezessete anos antes de ter partido para a conquista do México, ávido por conferir as notícias que circulavam sobre aquele reino, Cortês, com 18 anos desembarcou em Hispaniola. O escrivão do governador lhe recomendou que fosse cultivar as terras. Cortês respondeu que tinha vindo ao Novo Mundo para juntar dinheiro, e não lavrar campos.

  Com 24 anos o aventureiro tomou parte, sob o comando de Velasquez, na conquista de Cuba. Lá foi preso por ter ficado ao lado do adversário do governador. Depois de fugir por duas vezes do cárcere, se reconciliou com mandatário. Foi enviado para uma fazenda. Criou gado, explorou minas de ouro e economizou 3.000 castelhanos.

  Na época, o bispo de Las Casas, defensor dos índios, quando o conheceu falou a seu respeito de que só Deus sabia que ele acumulou vultosa quantia à custa do sacrifício de muitos nativos. Com ajuda de Velasquez, armou uma esquadra no intuito de partir para a lendária terra do México.

  Quando, novamente se desentendeu com o governador, Cortês já estava em Cuba com seus 11 navios, 110 marinheiros, 553 soldados e 16 cavalos. Na sua partida, invocou o Todo Poderoso empunhando o estandarte da cruz contra os infiéis. Sua jornada durou três meses e venceu 50 mil índios, além de doenças exóticas, tornando-se invencível.

  Com sua fama se espalhando por todo território, os astecas temiam sua ferocidade, e até Montezuma suplicou-lhe para não entrar na capital do seu reino, mesmo com mais de 100 mil guerreiros. Os índios tinham um pavor supersticioso com relação aos cavalos, mesmo depois de uma deles ter sido picado e os pedaços terem sido postos em várias cidades. Aos olhos dos astecas, os cavalos eram poderosos monstros, formando um ser único com o homem.

  O explorador aliava arte militar com brutalidade. Fazia pouco das embaixadas de Montezuma que lhe enviavam presentes. Com sua tática ardilosa, jogava uns contra os outros conquistando a simpatia dos Tlascaltecos para lutarem ao seu lado.

  No terceiro dia da entrada na capital, Cortês, com toda sua ousadia, pediu ao imperador permissão para construir uma capela em um dos palácios destinados a ele, como recepção. Montezuma II cedeu ao seu apelo. Não tradou muito, sua gente descobriu uma porta oculta camuflada através de uma parede antiga com uma camada de reboco. Arrebentaram a porta e lá estava um enorme salão cheio dos mais ricos e belos estofos, utensílios preciosos e muitas barras de ouro e prata.

  “Eu era moço e tive a impressão de que todas as riquezas do mundo estavam reunidas ali naquele salão” – descreveu na época o cronista Bernal Diaz. Os espanhóis tinham encontrado o tesouro de Montezuma II. Com astúcia, Cortês mandou murar a porta novamente, da forma como estava antes.

  No momento certo, o comandante dos espanhóis convidou o imperador, com disfarçada ameaça, a trasladar-se para seu palácio quando, então, tornou-se refém de um punhado de homens brutos. Depois de aprisionar Montezuma II, o conquistador mandou transportar o tesouro para um dos grandes salões a fim de avaliá-lo. Nos cálculos do século XIX foi estimado em mais de seis milhões de dólares.

 Com tanto ouro à vista surgiram as primeiras dissensões entre os soldados que queriam suas partes, lembrando aqueles filmes de faroeste norte-americano. Para apaziguar os ânimos, Cortês estipulou que um quinto iria para o rei da Espanha, um quinto para ele, outro quinto para o governador Velasquez, um quinto para a nobreza, cabendo para cada soldado 100 pesos de ouro, uma ninharia.

A tropa entrou em motim, mas o comandante consegui apaziguá-la com suas eloquentes palavras, prometendo maravilhosas recompensas logo depois de concluídas as conquistas. Mesmo com as divisões, uma parte do tesouro permaneceu bem guardada no palácio.

  Sabedor do que estava ocorrendo e enfurecido, o governador enviou uma armada de 18 navios com 900 homens, sob o comando de Narváez, para prender o atrevido e ganancioso Cortês até Cuba. Era um exército poderoso, mas, mesmo assim, Cortês decidiu enfrentar. Com setenta soldados (uma grande parte da sua tropa deixou no México) marchou ao encontro de Narváez.

  O soberano Montezuma II não aproveitou a oportunidade, como recomendaram seus conselheiros, para reagir. Ao invés disso, desejou boa sorte a Cortês, que partiu reforçado com quase duzentos índios para combater Narváez nas planícies da tierra caliente.

  Chovia torrencialmente naquele dia. Mesmo com grande temporal, Cortês atravessou o rio e, durante a noite de Pentecostes de 1520, surpreendeu os espanhóis do governador que estavam em repouso. O estrago foi completo tomando de assalto o acampamento. A maioria dos vencidos jurou-lhe fidelidade.

  Naquela época, os astecas já adotavam uma religião mais civilizada (politeísta), não mais tão selvagem com ritos primitivos e bárbaros, mas, para os missionários espanhóis, o que não fosse cristão tinha de ser pagão. Aquele que não pensasse e vivesse dentro desse sentimento devia ser considerado bárbaro.  Na rica cidade de ilhas flutuantes de flores, eles só viram obras do diabo.

  Na verdade, ainda existiam vestígios de horror nos holocaustos humanos, nos quais os sacerdotes arrancavam o coração palpitando do corpo das vítimas. A Igreja não tinha tanta moral assim para condenar os índios se também queimava humanos nas fogueiras da inquisição.

  Para se ter uma ideia, o próprio Cortês tentou converter Montezuma II que respondeu achar menos horrível sacrificar humanos que devorar a carne e beber o sangue do próprio Deus.. Quando os espanhóis viram no templo o deus Huitzilopochtli identificaram nele a máscara do demônio. Cortês quis erguer a cruz no templo, mas o padre Olmedo não aceitou. Mesmo assim, o comandante mandou limpar tudo e erigir um altar com a cruz e a imagem da Virgem Maria.

  Quando Cortês estava fora em luta contra as tropas do governador Velasquez, os sacerdotes pediram ao seu lugar-tenente Pedro Alvarado licença para realizar a festa anual de incensamento do deus deles. O chefe impôs, então, que não houvesse sacrifício humano e que os índios comparecessem sem armas.

  Participaram do evento cerca de 600 astecas nobres desarmados, mas com seus ricos trajes de gala. Traiçoeiramente, um grupo de espanhóis armados misturou-se a eles e, no auge da festa, a um sinal combinado, os soldados caíram sobre os astecas e assassinaram todos. O sangue correu em torrentes como água produzida por um forte aguaceiro.

  Como não poderia deixar de ser, os astecas se revoltaram e elegeram Cuitlahuac, irmão do imperador preso, para substituí-lo. Em seu retorno, Cortês já encontrou a revolta com destruição de ambos os lados e centenas de mortes. No momento, Montezuma II ofereceu-se como medianeiro, mas o povo voltou-se contra ele e apedrejou-o. Montezuma II morreu na prisão em 30 de junho de 1520.

  Com sua morte, aconteceu a terrível “Noche Triste”, quando Cortês deu ordem para abandonar de vez a cidade do México, mesmo tendo que furar um cerco de 10 mil guerreiros. Ele mostrou o tesouro aos seus comandados e liberou-os para que todos levassem o que quisessem. Porém, ele reservou a parte do rei (um quinto) que se encarregou de transportar.

  Na confusão e na ganância, muito soldados se sobrecarregaram de barras de ouro. Na primeira marcha da noite, primeiro de julho de 1520, conseguiram como muito esforço atravessar a cidade sem serem importunados pelos astecas, mas, subitamente ouviram-se gritos dos sentinelas e o local virou um inferno. O que era uma retirada organizada transformou-se numa fuga de bandos lutando cada um pela própria vida.

  Na louca debandada, tudo se perdeu na escuridão da noite, e nem Cortês escapou ileso. A grande maioria perdeu armas, munição, as bestas e cavalos. Seguiram-se oito dias de escaramuças na tentativa de atingir o território aliado dos tlascaltecos. Quando alcançaram o vale de Otumba, toda área estava coberta de guerreiros astecas.

  Como não queriam cair prisioneiros e servir de vítimas para os deuses dos índios, Cortês teve o ímpeto repentino e entrou com tudo no mar dos inimigos com sua cavalaria (20 cavalos). Guerreou como pode abrindo caminho até o comandante dos astecas e atravessou-o com uma lança erguendo a bandeira de ouro. Vendo sua insígnia da vitória nas mãos do conquistador, os índios fugiram em debandada.

  O feito dos aventureiros, segundo o historiador William Prescott (“A Conquista do México”), não teve paralelo nas páginas da história. Cortês voltou a deflagrar novos ataques ao império. Mesmo com a valentia do novo rei Quauhtemoc, o fim foi a destruição da cidade com o incêndio das casas e dos deuses.

  O imperador foi preso, torturado e enforcado. A cidade foi reconstruída sob o domínio da cristianização, com uma igreja consagrada a São Francisco. Os índios foram escravizados e assim foi-se exaurindo toda uma civilização.

  Os tlascaltecos também foram executados. Do tesouro perdido de Montezuma, que tinham deixado para trás, só uma parte foi encontrada e esta coube à coroa espanhola (Carlos V). Por ironia, na viagem pelo mar tudo foi capturado por um navio francês, em 1522 (Francisco I). Cortês decapitou uma civilização que também ficou esquecida pelos livros.


Os comentários estão fechados.