Operação Ventura: PF combate à fraude previdenciária que deu prejuízo de R$ 11,4 milhões em Itabuna

Foto: Divulgação | PF

D ois mandados de busca e apreensão são cumpridos, na manhã desta quarta-feira (21), pela Polícia Federal (PF) e a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, em Mascote e Itabuna, no Sul Baiano. A Operação “Ventura” ocorre em combate a um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários de diversas espécies. A fraudes já geraram prejuízo de R$ 11.441.301,20, segundo a Secretaria de Previdência. Leia a reportagem do G1.

Os mandados são cumpridos na prefeitura de Mascote e na casa do principal investigado, que é servidor da prefeitura da cidade. A residência dele fica na cidade de Itabuna.

O G1 não conseguiu contato com a prefeitura de Mascote até a publicação desta reportagem.

Segundo a polícia, as fraudes acontecem há 10 anos. As investigações foram iniciadas em meados do ano passado.

Conforme a PF, funcionários da prefeitura de Mascote inseriam vínculos empregatícios falsos, através de Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), para criar um tempo de serviço fictício e, assim, obter benefícios previdenciários. A fraude ocorre desde 2008.

Os investigados, que não tiveram nomes divulgados, responderão pela prática dos crimes de estelionato qualificado (artigo 171, §3º, do CPB) e inserção de dados falsos em sistema de informações (artigo 313-A do CPB).


Os comentários estão fechados.