Sérgio Fonseca: mais um Amigo companheiro que se vai

Foto: Reprodução

Jeremias Macário de Oliveira | Jornalista | [email protected]

Terminou hoje pela manhã, quinta-feira, dia 22 de março, o longo ou curto caminho de 80 anos do amigo e companheiro jornalista Sérgio Fonseca que se foi. Lá no além, não se sabe onde, deve estar entre intelectuais distribuindo conhecimento e sabedoria, e falando alemão, inglês, italiano, francês, espanhol e até russo para gringos presunçosos que se acham superiores.


Conheci o Sérgio pela primeira vez entre março e abril de 1991 quando vim para Vitória da Conquista substituí-lo na chefia da Sucursal do Jornal A Tarde. Foi logo me passando as primeiras instruções de gerenciamento administrativo e jornalístico do andamento da Sucursal. Como dever de casa, um teste de como calcular espaços e preços de publicidade para o veículo. . Leia a íntegra.

Naquela época estava deixando Conquista, depois de muitos anos aqui, para comandar a Sucursal de Barreiras. Lembro que estava entusiasmado com a região do cerrado pelo seu potencial de nova fronteira agrícola e por possuir muitos rios e água em abundância. De lá para cá, houve muita exploração desordenada pelo homem, mas isto não é o caso.

Por mudanças na política empresarial da empresa, de lá o jornalista destemido e desafiador (fez curso nos Estados Unidos e andou por outros cantos do Brasil), foi trabalhar em São Paulo. Passou por Eunápolis, na Bahia, e resolveu, em definitivo, viver o seu resto de tempo em Conquista, segundo ele próprio, por ser uma terra boa e de clima agradável.

Foi um grande prazer e honra conviver com ele por perto nestes dez últimos anos de vida. Com sua concepção filosófica de bem viver de forma harmoniosa, ponderada e equilibrada, de uma memória fantástica, nas rodas entre amigos nos bares (alô Ricardo, Ricardinho, Luciano, Gonzalez e outros), sua opinião era sempre escutada e acatada por todos.

Observava os argumentos acirrados e dava sua cartada final, acompanhada de citações de grandes pensadores, poetas, escritores e filósofos. Assim procedia nos nossos saraus aqui no nosso Espaço Cultural A Estrada. Sempre fazia questão da sua presença, e algumas vezes não comparecia por causa de alguns problemas de saúde e pela sua idade já avançada. Mesmo assim, ligava no outro dia procurando saber como foi o bate-papo e a “confusão”.

Quando aparecia, aturava-nos por pouco tempo nas noitadas, por razões que já citei, mas deixava nos encontros seu recado certeiro e sensato, sem alterações e quase nada para contestar. Era um leitor voraz e me deu muitas dicas de livros. Foi revisor da minha última obra “Uma Conquista Cassada – Cerco e Fuzil na Cidade do Frio” e sempre me perguntava rindo quando eu ia parar de ler tanto sobre a ditadura civil-militar de 1964. Por último me brindou fazendo o prefácio para meu livro “Andanças” que estou tentando a duras penas publicá-lo.

Como jornalista e chefe da Sucursal A Tarde prestou grandes serviços para Conquista e região. Fica conosco um grande cabedal cultural, intelectual e rico em bondade, seriedade, ética e visão que tinha do mundo, da política nacional e do comportamento humano. Falei com ele na última terça-feira e estávamos planejando um encontro aqui em casa para trocarmos ideias com os amigos e companheiros.


Os comentários estão fechados.