Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público: Prêmio lançado pela OAB homenageia professor Ruy Medeiros

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com uma trajetória respeitada no campo do Direito, o advogado e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Ruy Hermann Araújo Medeiros, Doutor e Mestre em Memória, recebeu, aos 71 anos, uma homenagem que o consagra como referência para a comunidade jurídica baiana e fonte de inspiração para jovens advogados. O tributo foi prestado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Vitória da Conquista, com o lançamento da 1ª edição do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público, concurso que visa divulgar estudos realizados na área por advogadas e advogados baianos, em formato de artigos jurídicos. Leia a íntegra.

Com uma trajetória respeitada no campo do Direito, o advogado e professor da Uesb, Ruy Medeiros, recebeu, aos 71 anos, uma homenagem que o consagra como referência para a comunidade jurídica baiana e fonte de inspiração para jovens advogados. O tributo foi prestado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Vitória da Conquista, com o lançamento da 1ª edição do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público, concurso que visa divulgar estudos realizados na área por advogadas e advogados baianos, em formato de artigos jurídicos.

A carreira docente de Medeiros na Uesb começou ainda na década de 1980, quando ministrou aulas durante um período de quatro anos. Em 1999, retornou à Instituição para lecionar as disciplinas Teoria da Constituição e Direito Constitucional, logo quando foi criada a graduação em Direito, na qual permanece como professor efetivo. Sua trajetória no ensino, entretanto, é ainda mais antiga, pois atuou também como professor no antigo Ensino Ginasial e também no Ensino Médio, na década de 1970.

O professor já foi conselheiro federal da OAB e ocupou também o cargo de presidente da Subseção de Vitória da Conquista, hoje sob gerência do jurista Ubirajara Ávila. Atualmente, preside ainda a Comissão de Diretos Humanos do órgão no município. “Eu tenho atuado bastante e me identificado com as causas abraçadas pela OAB em nível nacional, estadual e local. Isso me dá não só visibilidade, mas também faz com que as pessoas conheçam a minha atuação e a minha contribuição para o campo do Direito Público, e não apenas como advogado de causas individualizadas”, conta.

Para Luciana Silva, professora da Uesb e diretora do Conselho Editorial da Subseção, dar ao prêmio o nome do professor Ruy Medeiros consolida o seu papel de referência para a comunidade jurídica como símbolo de resistência e de atuação profissional comprometida com os valores democráticos e com a responsabilidade profissional. “Ruy é um grande jurista, advogado combativo e intelectual primoroso. Para os advogados e advogadas que ingressam na profissão, ele é um exemplo inspirador”, afirma.

 

Um legado que já completa 45 anos

Ruy Medeiros iniciou sua trajetória como advogado no início de 1973, logo depois de conquistar a sua carteira da OAB. Cerca de dois anos antes, havia se formado em Direito. Ao longo dos seus 45 anos de carreira, se dedicou bastante ao Direito Administrativo e ao Direto Civil, advogando, principalmente, causas relacionadas à posse e propriedade. Foi procurador jurídico da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores e, desde 1977, exerce essa mesma função na Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Para o jurista, a atuação como militante a serviço da advocacia é um dos aspectos que fazem com que um profissional da área jurídica mereça ser reconhecido com honras, como é o caso do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público. O concurso está com as inscrições abertas até o dia 16 de julho e podem participar advogados e advogadas de todo o estado inscritos na OAB/BA que estejam em pleno exercício profissional.


Os comentários estão fechados.