Viagem ao Ceará: Herzem Gusmão participa do Seminário Educar para Valer em Sobral

Foto: SECOM | PMVC

Um município fica no Ceará. O outro, na Bahia. Mas embora estejam em diferentes localizações geográficas, Sobral e Vitória da Conquista têm muitas semelhanças entre si, estão entre os três municípios mais desenvolvidos do estado em que se encontram e possuem fortes economias, que impulsionam o interior do Nordeste. Além disso, possuem um grande objetivo em comum: defender a educação como prioridade máxima nas políticas públicas de governo, por acreditar que o aprendizado de nossas crianças é o principal responsável por alavancar o futuro do Brasil. >>>>>

Com tantas semelhanças, não é uma surpresa que os dois municípios acabassem por se encontrar. Em mais uma etapa para alavancar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) conquistense, uma comitiva da Prefeitura de Vitória da Conquista, além do próprio prefeito Herzem Gusmão, esteve em Sobral nesta segunda-feira (2) para participar do I Seminário Educar para Valer. O evento, que acontece até a terça-feira (3), é mais uma etapa do programa Educar para Valer, patrocinado pela Fundação Lemann.

O programa visa replicar em cinco municípios – Cachoeira do Sul (RS), Codó (MA), Conde (PB), Garanhuns (PE) e Vitória da Conquista (BA) – o modelo educacional de Sobral, que em cerca de dez anos pulou de uma colocação abaixo da média nacional para a primeira colocação no Ideb. Em Conquista, uma equipe da Fundação já realizou a primeira etapa para a implantação do programa.

Camila Pereira, diretora da Fundação Lemann, comemorou a visita dos municípios: “Acreditamos que o Brasil só será um país mais justo e mais desenvolvido quando tivermos educação pública e de excelência para todos os alunos. Essa crença faz com que busquemos diversas estratégias para melhorar a educação pública”. Para o seminário, Camila convocou técnicos que atuam na área de Educação do Ceará, bem como lideranças políticas que contribuíram diretamente para a melhoria dos índices educacionais do município.

“A ideia é ter equipes de pessoas que já viveram esses desafios e líderes que já fizeram a diferença na educação apoiando as novas equipes. Assim, podemos contribuir para uma mudança positiva na educação pública de cada uma das cidades e estados que estão aqui”, completou a diretora.

Elogios de grandes lideranças – O ex-ministro da Educação, Cid Gomes, confirmou que Conquista está no rumo certo para alavancar o seu Ideb, assim como fez Sobral: “A educação é o único caminho que podemos oferecer aos filhos dos mais pobres para um futuro melhor. E a única educação que os filhos dos mais pobres têm é a da rede pública. Por isso, temos que melhorar a escola pública, torná-la uma escola de qualidade. Esse esforço Sobral conseguiu mostrar para o Brasil e, sem muito ufanismo, para o mundo. Agora, a Fundação Lemann leva a experiência de Sobral para os 5 primeiros municípios escolhidos para replicar o seu modelo. E percebo em todos eles, Conquista inclusive, a vontade de tratar a educação como prioridade”.

Já o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda, foi um dos que mais comemorou a presença de Conquista no seminário. “A experiência de Sobral mostra que a priorização da política educacional produz bons resultados. Os dirigentes de Vitória da Conquista estão sendo protagonistas de uma trajetória de resultados eficazes e eficientes em sala de aula. Estive em Vitória da Conquista pessoalmente, onde fui recebido com muita hospitalidade. Conversei com o prefeito Herzem Gusmão e percebi tanto nele quanto em todo a sua equipe esse entusiasmo. A presença dele neste seminário, hoje, é mais uma demonstração de seu desejo por mudança na educação do município”.

E se Veveu foi recebido com hospitalidade em Conquista, o prefeito Herzem Gusmão garantiu que a hospitalidade de Sobral também não deixou a desejar: “Sobral é uma cidade magnífica, com a educação que sonhamos para Conquista. Estivemos aqui para aprender, e aprendemos. Agora, com o apoio da Fundação Lemann, já estamos replicando o modelo de Sobral em Conquista para, com fé em Deus, bater grandes metas do Ideb. Deus está no comando e sei que vamos conseguir”.


Os comentários estão fechados.