Academia do Papo: Deusdete Dias, Thomas Hobbes e Deus

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Fernando de Oliveira Pires | Professor | paulopires@uesb.edu.br 

Gosto do filósofo Thomas Hobbes principalmente quando ele fala que para falar com Deus é necessário alguma cerimônia. Vejam no Leviatã. Algumas pessoas detestam quando ele ironiza sobre isso…. Eu, ao contrário, acho uma grande sacação de Hobbes… Na Ironia do Filósofo vejo, de forma subjacente, que a alusão à presença dos Santos como mediadores é mais que justa….. Leia a íntegra.

 

Que intimidade é essa de, sem a menor cerimônia, querer falar com Deus? … Por acaso o Reino Celestial é a Casa da Mãe Joana? …Deusdete Dias, que é um Servo de Deus sabe muito bem que antes de falar com o Pai faz-se necessário falar com algum dos seus prepostos (os Santos)…. Ou será que Deusdete tem mais prestígio do que nós outros? Claro que em João, 14:6 está escrito: “Ninguém vem ao Pai, senão por mim”…. Mas, acredite, antes de Cristo há um santinho nos ajudando….

O problema é que tem gente por aí que não acredita em Santo (e aí a coisa pega)… É melhor a gente ter um santinho por perto… E tem mais: é bom a gente ter um anjo de guarda nos protegendo… Isso mesmo! Quando a gente se descuida e acha que o Anjo de Guarda não é mais necessário, na primeira esquina nos acontece um fato desagradável. Pode Crer. Mas se você for (é) Ateu e acha tudo isso uma “bestagem”, assuma as conseqüências. Prefiro me precaver e aceitar a sugestão de Pascal para aceitar a existência de Deus. Cuidado, como disseram Gil e Caetano na música Divino Maravilhoso: “Cuidado ao dobrar uma Esquina”. Uma boa semana para todos, Saúde, Paz e Amor e vamos de leve, que o tempo exige precaução. Cordiais saudações e até a próxima semana com mais uma minúscula crônica.

Paulo Pires


Os comentários estão fechados.