Praça Presidente Tancredo Neves: “Cartão Postal” recebe mutirão de limpeza em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A Secretaria Municipal de de Meio Ambiente, iniciou, na última segunda (6), a lavagem das pedras na Praça Presidente Tancredo Neves. O objetivo é retirar as algas e clarear o espelho d’água, preservando a vida dos peixes. A secretária do Meio Ambiente, Luzia Lúcia Vieira de Oliveira, explicou que a água da praça passa por um ciclo. “Essa água é bombeada e cai dentro de tanques. Ela é filtrada e bombeada novamente para a parte de cima da praça, correndo dentro das cascatas e lagos.

Quando o nível de água está baixo, completamos com a água que vem diretamente das nascentes do Poço Escuro, na Serra do Piripiri”, descreve. Luzia esclareceu ainda que, neste ano, devido às chuvas, houve uma proliferação muito grande de algas. “O que causa essa proliferação é a parte orgânica. Então fizemos uma poda mais criteriosa nas árvores, para que tenha maior filtração e incidência dos raios solares, e para que não tenha tanta folha, resíduo, caindo nas cascatas”, conta.

A secretária também disse que a população pode e deve ajudar na preservação ambiental da praça. Ela ensina: “Este é o mais belo cartão postal de Vitória da Conquista. A população pode nos ajudar não alimentando os peixes e não jogando pipoca na água, porque ela tem gordura. Muitos peixes vêm a óbito por que se alimentam da pipoca e formam a gordura no fígado. Não jogar resíduos de alimentos, comidas e papéis dentro da cascata, porque ela é quem faz essa grande proliferação de algas.”


Os comentários estão fechados.