Eleições OAB: com Fabrício Castro à Presidência na Bahia, Birinha pode ser o nome ao Conselho Federal

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Neste sábado (11), véspera do Dia dos Pais, é comemorado o Dia dos Advogados. Em Vitória da Conquista a data foi preenchida com o Jantar da Advocacia, que reuniu membros da Ordem dos Advogados do Brasil de diversas cidades do Centro Sul Baiano. De Salvador veio uma comitiva liderada pelo Conselheiro Federal e pré-candidato à OAB-BA, Fabrício de Castro Oliveira. Antes do seu embarque à Capital Baiana, Fabrício conversou com o BLOG DO ANDERSON sobre esse seu desafio. “Festa espetacular. O presidente Birinha mostrou a força, a força dele, a força da advocacia de Conquista. Tivemos ontem com Ronaldo aqui, muito feliz em ter abraçado os advogados e advogadas de Conquista e renovamos as energias para lutar pela advocacia”, disse Castro. Sobre a sua permanência na cúpula da OAB Baiana, fato contestado por um dos seus adversários, o renomado advogado Gamil Föppel El Hireche, do Renova OAB, Fabrício diz que o que existe é a experiência. “Nós somos muitos experientes, na verdade. Eu fui conselheiro, fui vice-presidente, hoje sou conselheiro federal. Uma história de dedicação à Ordem.

Ao lado de Birinha estão os advogados Hermes Hilarião Teixeira Sobrinho, Marcelo Junqueira Ayres Filho e Fabrício Castro

É uma vocação que a gente tem e eu tenho a certeza que por causa disso, conhecemos a realidade da a advocacia, conhecemos os problemas do Poder Judiciário, hoje nós estamos preparados para presidir à Ordem. Experiência”, complemente. Ao seu lado estava o presidente da OAB Conquistense, Ubirajara Gondim de Brito Ávila. Neste ano ele almeja ocupar a vaga de Fabrício Castro no Conselho Federal lançando apoio ao ex-presidente Ronaldo Soares. “Eu entendo que já contribui bastante para a advocacia de Vitória da Conquista na condição de presidente e acredito que em outros patamares eu posso contribuir ainda mais dando continuidade a esse trabalho de democratização da nossa Subseção que valoriza a Jovem Advocacia, valoriza a Mulher Advogada, que defende as prerrogativas, enfim, e luta pela dignidade da nossa profissão. Desse modo eu entendo que Vitória da Conquista precisa expandir ainda mais os seus horizontes. Nós tivemos iniciativas que hoje atinge todo o Estado da Bahia, campanha de valorização, campanha de melhores indenizações por dano moral nos juizados. Enfim, Vitória da Conquista hoje é referência não só na Bahia como em todo o País”, justificou Birinha.

Conforme Birinha, “não tenho plano B, eu tenho plano A”. “Nosso plano A é Fabrício Castro para presidente da OAB da Bahia e Luiz Viana como presidente do Conselho Federal da Ordem”, destacou evitando falar sobre a oposição e um possível embate com o ex-presidente, Gutemberg Macedo Junior. “Muito pelo contrário, nenhum me incomoda. O que eu entendo é que o processo democrático se faz justamente com a polarização e as discussões das ideias. Eu posso dizer que durante esses quase três anos à frente da Ordem, tive uma contribuição de todos os advogados. Todos aqueles que não só votaram em mim, mas também que não votaram em mim, que fizemos uma OAB democrática com a participação de todos sem nenhuma distinção”, frisou. Assista a videoreportagem gravada no foyer do ibis Vitória da Conquista.


Os comentários estão fechados.