Exposição Fotográfica: “Retratos de Esperança” mostra muitas histórias de vida em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com uma câmera na mão e buscando sensibilizar corações, o fotógrafo Bismark Araujo traz para Vitória da Conquista o projeto “Retratos de Esperança”. Por meio dele, há dois anos, o fotógrafo realiza palestras em escolas, empresas e outras organizações, com um objetivo: despertar nas pessoas o amor ao próximo, a esperança e a fraternidade. “Fotografar para mim é viver e perceber que existem nas pessoas, animais, lugares e crenças, energias capazes de trazer esperança para a vida”, acredita.

Em Vitória da Conquista, o projeto vai começou no último final de semana, Dia dos Pais, quando Bismark ministrou palestras o Conjunto Penal De Vitória da Conquista. Foi a primeira vez que ele fez esse tipo de registro. “Pretendo ressaltar a necessidade de olhar o próximo e entender suas reais condições de sobrevivência diante do mundo contemporâneo, desigual, cheio de contradições, condições e realidades distintas”, resume o palestrante. Na noita desta sexta-feira (17) aconteceu a abertura da exposição “Retratos da Esperança”, na Casa Memorial Régis Pacheco, com uma palestra do fotógrafo.

A exposição reúne registros de famílias e crianças já atendidas pelo projeto, ou que futuramente serão. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 31 de agosto. Durante três dias, 20, 21 e 22 de agosto, o projeto também levará a palestra e a experiência de Bismark para Escolas da Capital do Sudoeste Baiano. Mais de 200 palestras já foram realizadas pelo Brasil destacando a essência do projeto. >>>>

FOTÓGRAFO – Bismarck Araujo é um jovem fotógrafo, natural de Retirolândia, sertão da Bahia, que desde 2010 retrata em suas fotografias a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2017, Bismarck lançou o livro Retratos de Esperança, composto por 84 fotografias registradas entre 2010 e 2017. A partir da venda dos exemplares, o projeto construiu uma casa para uma família de oito pessoas que morava em barracos de lona dentro do lixão da cidade de Santa Luz (BA), sendo esta a primeira casa construída. A segunda casa está em construção na cidade onde nasceu o projeto, em Retirolândia.


Os comentários estão fechados.