Brasil: Pesquisa considera autênticas cartas psicografadas por Chico Xavier

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Treze cartas escritas por Chico Xavier que teriam sido psicografadas do estudante Jair Presente foram consideradas autênticas em suas informações por uma pesquisa científica publicada pela revista Explore, da editora Elsevier, com sede na Holanda. Jair morreu afogado no interior de São Paulo em 3 de fevereiro de 1974. “Estas cartas produzem informações verificáveis. Não são informações genéricas. Trazem nomes de pessoas, situações que aconteceram, e estas informações eram, de modo geral, verídicas”, disse a O Globo o psiquiatra Alexander Moreira-Almeida,  diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), da Universidade Federal de Juiz de Fora, que foi orientador da pesquisa. Leia mais.

O estudo das cartas que teriam sido escritas por Jair faz parte de uma série feita pelos pesquisadores Alexandre Caroli Rocha e Denise Paraná no pós-doutorado. Eles entrevistaram em detalhes familiares e pessoas que tiveram acesso aos casos descritos nas cartas e fizeram checagem em reportagens e documentos da época.

Chico Xavier, que morreu em 2002, foi acusado de infiltrar seguidores entre o público durante as seções espíritas para coletar informações essenciais e colocá-las nas cartas.

“A grande limitação do estudo é que estamos analisando fatos que aconteceram 20, 30 anos atrás. É difícil ter certeza do grau de informações passadas para Chico Xavier”, reconhece Almeida. Mas afirma: “Houve casos nos quais as pessoas que forma obter a carta com Chico Xavier tinham aquela informação que estava na mensagem. Apenas posteriormente foi feita uma investigação pelos próprios familiares para descobrir que aquelas informações eram também verídicas”.

A pesquisa afirma apenas, no entanto, que as informações das cartas são verdadeiras, não que foram escritas por alguém já morto.


Os comentários estão fechados.