Oratória: A verdade está escrita em nossa face

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Anderson Tamborim

Emoções são parte fundamental de nossa vida, pois a maior parte de nossas decisões são tomadas com base naquilo que gostamos ou desgostamos. Já dizia Dale Carnigie que “Ao lidar com pessoas, lembre-se de que não está lidando com seres lógicos, mas sim com seres emocionais”. Um dos mais importantes sinais não verbais existentes são as Micro Expressões Faciais. As micro expressões faciais são movimentos involuntários de músculos da face que duram apenas uma fração de segundo (em torno de 60 milissegundos) e são praticamente imperceptíveis para olhos não treinados. >>>>>

Elas acontecem quando uma pessoa tenta inconscientemente ou conscientemente esconder uma emoção a qual sente. Por exemplo quando alguém lhe faz algo que faz com que se sinta irritado, antes mesmo de tomar consciência de sua emoção de raiva, você já demonstrou micro expressões desta emoção.

Em um contexto de negócios, o domínio da habilidade de decodificação das micro expressões faciais pode trazer um benefício gigantesco. Imagine que ao final de uma reunião de mais de 2 horas, seu cliente aperta sua mão e enquanto olha em seus olhos diz que gostou muito de sua proposta e que entrará em contato. Será que a expressão facial deste cliente esta congruente com seu discurso? Será que ele realmente gostou daquilo que você apresentou ou apenas estava sendo político e educado para que você não perceba suas reais opiniões. Se você não sabe o que procurar na face dele é bem provável que se tornará refém das palavras que saíram da boca dele. E terá que torcer para ter sucesso!

Uma das maiores e mais importantes aplicações da Codificação Científica da Face é na Análise da Conduta Delitiva, identificando Indicativos de Desonestidade. Durante uma entrevista ou interrogatório, através da observação das micro expressões faciais é possível determinar se um indivíduo está sendo honesto ou se tenta dissimular uma situação. Forças de segurança ao redor do mundo são treinadas para identificar estes sinais, pois a face humana é o único indicador que conta com um instrumento científico de análise com rigor e credibilidade, fornecendo assim um canal muito rico e confiável para sua observação.

É possível através da metodologia e treinamento apropriado aprender como identificar as micro expressões faciais e utiliza-las como ferramenta de aprimoramento profissional e pessoal. Ao observar as micro expressões de seu interlocutor é possível ajustar seus argumentos, fazendo assim com que você negocie melhor, tenha uma percepção mais profunda daquilo que as pessoas a sua volta sentem e em casos mais sérios, livra-lo de uma situação de risco.


Os comentários estão fechados.