Jorge Maia: Apelidos na Beócia

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Jorge Maia | Professor e Advogado | maiajorge@yahoo.com.br

Beócia, 30 de fevereiro de um ano qualquer.

Querido Jorge Maia, não mais pergunto se posso chamá-lo de querido, acho tão natural e sei que isso não provoca nenhum tipo de ciúme e a nossa amizade permeia um ambiente de amizade e confidencialidade que todos respeitam, aliás, se alguém tivesse ciúmes da nossa amizade seria Francis, mas ele sabe que a nossa amizade é de muita pureza. >>>>>>

É a primeira vez que escrevo com certo ar de preocupação. Aqui na Beócia saiu uma relação com nomes de pessoas, políticos, que receberam dinheiro de uma empreiteira para defender os seus interesses em relação às obras do governo. Este tipo de corrupção se alastrou pelo mundo, não sei se isso ocorre aí no Brasil, mas esta se tornando uma praga incontrolável, tomem cuidado.

O que achei interessante é que os políticos eram identificados por um apelido, os quais são grotescos, uma forma de disfarçar o corrupto e impedir a sua identificação pelas autoridades investigativas. Com os apelidos, eu entendi, a empresa pretendia ocultar os nomes dos corruptos, mas compreendi que aqueles epítetos deixava transparecer o asco que a empreiteira sentia por seus cúmplices na Câmara e no Senado da Beócia.

Fico a imaginar o grau de desprezo dos diretores e gerentes daquela empresa no momento da partilha dos valores destinados àquela gente. Penso que o nojo, o desprezo e o escárnio eram o cimento das conversas, o que certamente causava náuseas aos contadores e entregadores dos valores repartidos para aquela súcia.
O que passa na cabeça do corrupto? O que passa na cabeça do corruptor, naquele momento da entrega e do recebimento da propina? Penso que na cabeça do corrupto nada passa além da satisfação da sua ganância doentia, mas na cabeça do corruptor, além da consciência do crime que pratica, sente nojo de estar lidando com aquele tipo de verme e por isso deve sentir mais nojo do político do que ato que do ato que está praticando.
Os apelidos são horríveis e levam em conta as condições físicas de uns, ou a desfaçatez de caráter de outros. Uma lástima que um país igual à Beócia tenha que experimentar esse tipo de envolvimento entre empresários e políticos. Não vou citar aqui os apelidos, afinal, a imprensa já os divulgou bastante e sei que você acompanha as noticias da Beócia. Você costuma ler tudo sobre a Beócia.
Quero justificar a minha preocupação com a lista de apelidos é que eu soube que o apelido gatinha manhosa está sendo atribuído a mim, fiquei preocupada, pois nada justifica a minha inclusão nessa lista, pois apenas namorei um deputado durante algum tempo, mas não quero que isso manche a minha reputação e nem provoque algum tipo de ciúme em Francis, com quem quero reencontrar no São João, pois no Natal eu sei que ele não virá.
Destas doces e suaves terras da Beócia, com votos de feliz natal. 181216


Uma Resposta para “Jorge Maia: Apelidos na Beócia”

  1. Afranio Garcez

    Parbéns meu caro amigo e colega Jorge Maia. Os nomes que chegaram a Beócia realmente são de dar inveja aos marginais que a polpicia prende todos os dias. Eu mesmo, num outro dia fiquei a pensar que dá tranquilamente para fazer 3 times de futebol, com direito a técnico, massagista, fisioterapeuta, e neste último caso teríamos uma excelente, a “Feia”. Continue nos brindando com as correspondências que você tem recebido da Beócia. Já eu somente tenho recebido correspondências de um outro local cujo lema é “desordem e retrocesso”, e me pedem para não dar publicidade. Feliz ano novo. (Não é o nome do livro do filho do Deputado Rubens Paiva), mas sim o de 2017. Afranio Garcez.

Os comentários estão fechados.