Saúde Pública: ampliada vacinação para febre amarela em Vitória da Conquista e Extremo Sul Baiano

Foto: Divulgação | SESAB

Considerando a situação epidemiológica da febre amarela no país, com a ocorrência recente de óbitos em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, incluindo regiões que fazem divisa com a Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) vem reforçando ações de monitoramento, vigilância e controle da doença e intensificando a imunização. Além da vacinação da população dos municípios baianos que fazem limite com municípios mineiros, a SESAB solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação da imunização para cidades com elevada circulação de pessoas oriundas de Minas Gerais, devido ao aceso a toda região litorânea, sobretudo no verão, como é o caso de Teixeira de Freitas, onde recentemente foi notificado um caso da doença em uma pessoa residente em Teófilo Otoni (MG). As outras cidades do extremo sul com recomendação de imunização são: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália e Vereda. >>>>>

Foi ainda incluído na recomendação para o reforço vacinal o município de Vitória da Conquista, um importante eixo rodoviário ligado com o norte e nordeste de Minas Gerais, onde estão localizados os municípios com ocorrência de casos e óbitos por febre amarela. Embora o fluxo rodoviário não seja uma indicação para vacinação da população, pela intensidade migratória diária e pelas fortes relações de saúde entre as duas regiões, foi incluído mais esse município na lista daqueles com indicativo de intensificação vacinal seletiva.

A superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Ita de Cácia Aguiar, explica que a vacina deve ser tomada por crianças a partir dos nove meses e pelos adultos que ainda não estão imunizados. “Para as pessoas acima dos 60 anos e para os imunodeprimidos, como os transplantados, a vacinação deve ser feita apenas com recomendação médica”, informa a superintendente.

Os demais municípios que deverão vacinar 100% da população são:
Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luiz Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Xique-Xique.


Os comentários estão fechados.