Jeremias Macário: O luthier que dá vida à música

Fotos: Jeremias Macário

Jeremias Macário | Jornalista | macariojeremias@yahoo.com.br

Com calma e muita paciência, as guitarras, os cavaquinhos, bandolins, as violas, violões e outros instrumentos de corda, através das placas finas do jacarandá, vão tomando forma nas mãos de Gilberto Ribeiro Sousa, o luthier que há 30 anos faz o som emocionar e transformar pessoas nos acordes e nas vozes dos artistas da música em suas apresentações nos palcos da vida.

Na verdade, o primeiro sopro musical é de seu Gilberto quando dá por concluída sua arte de confeccionar instrumentos que vão ser as vedetes nos shows, concertos e festivais. Ao passar a viola ou o violão para o outro artista que vai atrair e levantar plateias, é dele a primeira afinação e o veredicto de que está pronto para encantar os ouvintes.

Pelas suas mãos lixando, moldando e juntando as madeiras de jacarandá, cedro ou pinho, a guitarra é como uma criança que nasce e vai crescendo com o músico até ficar adulta e ter os sucessos merecidos. Quando acontece um problema com o instrumento, leva um arranhão ou uma pancada, lá está o luthier como um médico de hospital para tratá-lo e fazer voltar aos palcos. >|>|>|>|>|>|>

A depender das circunstâncias, das encomendas e das demandas por consertos, um instrumento pode levar de três a quatro meses para ser concluído, como apontou seu Gilberto para um violão quase pronto pendurado na parede de sua oficina de fabricar sons e dar vida à música, no alto do Guarani, na Rua João Gonçalves.
De profissionais mesmo em Vitória da Conquista, que há anos trabalham no ramo, só três são de credibilidade. Existem outros por aí que não passam de curiosos e não merecem confiança. Seu Gilberto Ribeiro conta que começou a profissão artística de luthier porque não deu certo na carreira musical de violinista. “Um dia disse para minha mãe: Vou fazer violão”, e aprendeu por conta própria.

Há 30 anos seu Gilberto trabalha construindo instrumentos, com muito carinho, como o bom sapateiro, o alfaiate, o relojoeiro, o ferreiro, o amolador de facas e outros profissionais da arte pouco admirados por aí no mundo atual das sofisticadas tecnologias que exigem pouco esforço e dedicação.

Nesse compasso da vida onde cada um precisa criar seu roteiro para sobreviver, o luthier vai, através da criação de seus instrumentos, dando notas ao som, como o maestro que rege uma orquestra dando a devida afinação, de modo a deixar a plateia encantada.


Os comentários estão fechados.